O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 15 de julho de 2012

Onde Comprar os Trapilhos e muitas outras Dicas

*ONDE COMPRAR O FIO DE MALHA?

Estes são os "locais" no Brasil que eu conheço onde se pode comprar por Internet o fio de malha ou trapilho:

1. Com a Patrícia Artuzo, que tem um blog, Pati fios e linhas, onde você também pode ver os seus trabalhos em fio de malha e barbante. É só escrever para o e-mail dela (contatopat@gmail.com), e perguntar quais as cores e/ou estampados que ela tem ou o que mais você quiser perguntar . Ela manda fotos se você pedir. Escolhido o pedido, você deposita o valor da encomenda+frete, ela envia pelo correio e lhe manda o nº de rastreamento. Muito simples!

Atualização (Agosto 2013): a Patrícia também está vendendo agulhas de crochet mais grossas e apropriadas para estes fios (como n° 7, 8, 9...). Isso é muito bom, pois nem sempre se encontram essas agulhas grossas!

Opinião: Compro com a Patrícia há muito tempo, ela é muito gentil, correta e dá todas as informações que se pede. As encomendas chegam certinhas e nunca tive problemas com ela. Tem toda a minha confiança! Costuma ter bastante variedade de cores, mas os estampados costumam ser em menor variedade e quantidade, pois parece que não têm tanta demanda como os lisos. Se a demanda crescer, certamente que ela providenciará uma variedade/quantidade maior.

2. Recentemente o site da BigArtes também vende estes fios. Um pouquinho mais caros do que os da Patrícia, não vende estampados no site, mas tem uma grande variedade de cores para escolher.

Opinião: Já comprei lá várias vezes e deu tudo certo.

3. Quando comecei a fazer os trapilhos, comprei muito na MalhaFio, pois era o único lugar que eu conhecia na época. Não dá para comprar pelo site, mas lá tem o telefone (19 - 3415.4077​) e o endereço. O e-mail para se fazerem as encomendas é malhafio@terra.com.br. Tem estampados. Também no site podem-se ver alguns trabalhos com os fios.

Opinião: Como disse antes, já comprei muito lá no início, e deu tudo muito certo e a dona é uma simpatia. Há bastante tempo não compro mais lá, pois da última vez escrevi um e-mail para encomendar e não obtive resposta. Depois de várias tentativas durante 1 mês, nada. Não sei qual o problema ocorrido! Não contactei mais com eles, mas até estou com vontade de tentar de novo, pois a variedade de cores e estampados que eles tinham era grande e o preço bom. Quem sabe agora as coisas não melhoraram?

Atualização/Opinião (Maio 2013):  Finalmente, consegui de novo o contato com a MalhaFio! Já atualizei os novos dados acima. Fiz uma encomenda e deu tudo certo. Veio em rolos de 1Kg e o pedido mínimo é de 12Kg e, depois, múltiplos de 12.

4. Atualização (Setembro 2013): Soube há dias atrás que os Armarinhos São José também estão vendendo rolos de fio de malha ecológico da EuroFios pela Internet, aqui. Ainda não comprei, mas já tive boas referências. Tem lisos e estampados. Entretanto, tem  só 5 cores que se pode escolher: branco, preto, vermelho, ouro, verde bandeira e azul marinho. Para qualquer outra cor ou estampados, a escolha de cores é aleatória e feita por eles. Você só encomenda a quantidade e virá sem repetição de cores, pelo que está escrito lá.

Opinião (Outubro 2013): Já comprei e deu tudo certo. Comprei lisos e estampados e os fios são muito bonitos, embora eu não pudesse escolher, como disse acima. Também tem agulhas até à número 10.

Atualização (Novembro 2014): Agora já se pode escolher a cor dos fios lisos. Tem duas marcas à escolha.

5. Atualização (Dezembro 2013): Conheci outro site, um armarinho, que também vende o fio de malha ecológico da EuroFios pela Internet, a Novelândia (é de Brasília). Tinha só fios lisos, mas podemos escolher as cores. Para comprar,  clique aqui.

Atualização Abril (2014): agora também tem fios estampados e tem uma amostra do fio pra se poder escolher.

Opinião: Já experimentei, comprei alguns rolos e até achei agulha nº 12 que estava procurando. Deu tudo certo e a encomenda chegou até rápido.

6. Atualização (Dezembro 2013): O armarinho Bazar Horizonte também está vendendo fio de malha, aqui. Ainda não comprei lá, mesmo porque os fios estavam esgotados, mas vi que tem bastantes cores para se escolher. Só vi um estampado.

Opinião: Já comprei várias vezes coisas desta loja e sempre deu tudo certo, é o que eu posso dizer no momento.

 Atualização (Outubro 2014): Já comprei lá o fio de malha e deu tudo certo como sempre. Agora eles também têm vários fios estampados. Nesta última encomenda, também pedi vários estampados e todos bem bonitos.

7. Atualização (2014): O armarinho Tricochetando também está vendendo fio de malha liso e estampado aqui. Experimentei e deu tudo certo. 

8. Atualização (Novembro 2014): A Bastex Artesanatos está vendendo na Elo7, rolos de fio de malha (Trapilho) e tiras de "macarrão/espaguete" mais próprias para fazer "amarradinho". A tira de "macarrão/espaguete" é de lycra, parece material de biquíni, a tira é bem fininha por isso chama-se tira de macarrão, ideal para fazer tapete amarradinho: é só cortar a tira e amarrar na tela antiderrapante ou talagarça.
Para os rolos de fio de malha (trapilho), clique aqui e para as tiras de macarrão/espaguete clique aqui

***************************
* Para comprar o fio de malha (t-shirt yarn) nos Estados Unidos (atualização Janeiro 2015)
Como tem muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, conheço uma loja que vende os fios por Internet.
Este é o link: https://www.etsy.com/pt/shop/TShirtYarnBoutique

****************************************

*CARACTERÍSTICAS DOS FIOS:

a. Embalagem e peso: Em geral, vendem os fios em rolos de 1Kg e o preço é por rolo (exemplo dos rolos na foto abaixo), exceto na MalhaFio em que o peso pode variar em torno de 1 Kg, para mais ou para menos, geralmente para mais, sendo que o preço é por Kg e não por rolo.

Estas fotos são de rolos que a Patrícia Artuzo me mandou e as fotos são dela também. 

b. Numeração/Grossura do fio: não existe nenhuma numeração dos fios, como no barbante, por exemplo. Os fios são realmente do reaproveitamento das sobras das malharias e não existe a possibilidade de numeração.

Assim, uns rolos são de fios mais grossos, outros mais finos... Portanto, também não existe essa coisa do "mesmo lote" para que os fios não tenham diferenças de lote para lote. Claro que se você comprar, por exemplo, 3 ou 4 rolos ao mesmo tempo, existe uma grande possibilidade de a cor, a grossura do fio e o tipo de malha ser exatamente igual, mas não necessariamente!

Tem mais, a grossura do fio no mesmo rolo pode variar! Na maioria dos rolos, se existe variação no mesmo rolo, ela é pouca, mas eventualmente pode ter muita variação.

Por outro lado, a grossura do fio torna os trabalhos mais pesados e resistentes e, por isso, os pontos assentam melhor. Por exemplo, os tapetes não escorregam, ficam firmes e não se embolam facilmente como ocorre com o barbante.

Também, por conta da grossura do fio, os variadíssimos objetos que se pode fazer com este fio como pode ser visto nas minhas postagens, ficam firmes de pé, sem auxílio de nenhum endurecedor ou outro produto similar.

c. Elasticidade do fio: Se o fio é de malha, tem uma certa elasticidade, a qual varia conforme o tipo de malha. É preciso levar isso em conta e aproveitar essa elasticidade para fazer os efeitos que você desejar. Regra geral, trabalhar com fio mais frouxo, mais livre e solto. Se apertar muito o ponto, o fio estica e quando volta ao normal os pontos não ficam bons e a peça pode ficar torta ou "repuxada". Por outro lado, devido a esta elasticidade os trabalhos dificilmente se deformam.

d. Estampados: é possível que a uniformidade do estampado não se mantenha até ao final do rolo. Já me aconteceu com alguns estampados e só nos damos conta com o correr do trabalho. Não vale a pena se irritar. Ao contrário, aproveite para usar a imaginação e tirar o melhor proveito possível dessa variação.

e. Emendas dos fios: Como os trapilhos são feitos de retalhos de malhas que iriam para o lixo, eles têm emendas em algumas partes do fio, muitas vezes bem feitas e disfarçadas, outras nem tanto. Cabe à crocheteira providenciar para que estas emendas sejam ocultadas por dentro dos pontos de crochet. Algumas vezes, quando a emenda está muito feia ou frágil, eu simplesmente corto o fio e recomeço o trabalho do ponto em que estava. Sem stress!

f. Agulhas: Eu uso as agulhas desde a nº7 à 10, eventualmente a 12. A agulha deve adequar-se à grossura dos fios para obter melhores resultados.
A posição elegante que usamos para pegar na agulha nos trabalhos "normais", muda! Você certamente vai encontrar sem dificuldade a posição que lhe seja mais confortável para trabalhar estes fios mais grossos. 
Abaixo umas fotos das minhas agulhas e do "agulheiro" que eu fiz em trapilho.
PS Esta foto é antiga, pois agora já tenho mais agulhas, pois se encontra mais facilmente nos armarinhos online.

Como gosto das minhas agulhas sempre bem à mão eu "bolei" esse porta-agulhas aí.



g. Receitas/gráficos: Nem todas as receitas se adaptam perfeitamente ao fio, pois, na sua quase totalidade, elas não foram feitas para um fio tão grosso. Portanto, muitas e muitas vezes vezes há que adaptá-las à medida que se vai trabalhando. 

Por outro lado, é preciso levar em conta que, por conta dessa grossura do fio, uma receita de toalhinha, pode virar um tapete, ou a receita de um "coaster", pode virar uma toalhinha, ou ainda, a receita de um tapete normal, vira um tapetão. 

Isso pode ser ótimo, pois com o mesmo número de pontos com que você faz uma boa toalhinha com barbante, você obtém um tapetinho com os trapilhos! E assim por diante...

h. Lavagem: Lavo todos os meus trapilhos na máquina de lavar, sem problema nenhum. São bem resistentes e quando saem da máquina, é só ajeitar com a mão mesmo e estender no varal. Raríssimas vezes eu tive que passar com o ferro para assentar os pontos depois de secos.

*Conclusão: Achou tudo muito complicado? Nada, não é não. Apenas diferente do que você está acostumada! 

Se você está a fim de experimentar trabalhar com estes fios, tem que ir ao trabalho com a mentalidade aberta para que possa facilmente se adaptar e driblar os pequenos problemas acima expostos. Não adianta reclamar porque o fio não está muito uniforme, ou porque a emenda está feia, etc., porque esses problemas têm sempre solução. Cabe à crocheteira achar a melhor solução para o problema do momento. Aí é que se exerce a criatividade!

Muitos trabalhos meus desenvolveram-se de forma muito diferente do projeto inicial, surpreendendo-me quase sempre muito positivamente, exatamente devido aos percalços que apareceram no meio do caminho.  
Por exemplo, aquela receita que eu queria tanto fazer, não funciona como eu imaginava no trapilho: muito simples, vamos mudando e adaptando a receita ao fio! E assim os trabalhos vão se revelando, muitas vezes com efeitos bem inesperados e isso é muito gratificante. Adoro!

O estampado que eu estava usando acabou antes do tempo? Não tem problema, desmancho talvez 1 ou 2 carreiras, coloco outro estampado ou uma cor lisa ali, ou....sei lá, sempre tem uma solução criativa para que o seu trabalho fique lindo.

Mas na maioria das vezes corre tudo muito bem! 

Os trapilhos me encantaram pela sua versatilidade, pela elasticidade e maleabilidade do fio, pelos estampados e, principalmente, por me proporcionarem exercer a minha criatividade como nenhum outro fio com o qual já trabalhei.

Ainda, como sou (ou era?) meio monocromática e gosto de cores mais sóbrias, os trapilhos, com as suas cores e estampados, me "forçaram" a ousar na mistura das cores e estampados e estou adorando! Confesso que para mim não foi fácil, mas agora me sinto bem mais livre e corajosa para ousar! Não é uma maravilha?

Bom, coloquei aqui tudo o que fui me lembrando para tentar facilitar a vida de quem quer "iniciar-se" neste mundo dos Tapilhos. Acho que não me esqueci de nada, mas se faltar alguma coisa que deseje saber,  eu estou sempre por aqui... 

E agora, mãos à obra! Se você gostou de alguns dos meus trabalhos, experimente. Porque não?
Se tiver mais alguma dúvida, me pergunte. Responderei com o maior prazer!

Bons Trapilhos!

70 comentários:

  1. Helena, muito obrigada pelo post e pelos esclarecimentos... Eu sempre tive vontade de trabalhar com trapilhos mas não tive oportunidade. Quando comprar e postar alguma peça,farei um link para o seu blog. Assim outras amigas que se interessem pelos trapilhos poderão ver os seus lindos e caprichados trabalhos...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está ótimo, Sônia, obrigada. Vou ficar esperando esse esse trabalho e saberei se você gostou de tecer com esse fio...
      Beijos

      Excluir
    2. Bom dia Helena eu gostaria de saber onde compra fio de malha mais em conta obrigada

      Excluir
  2. Muito bom o post, tudo muito bem explicadinho, eu já sou fã do trapilho e admiradora do seu trabalho, obrigada pelas explicações!!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. adorei, aqui onde morro tem muitas malharias, estou tentando comprar direto delas, ou de facções que tem por aqui faz tempo que quero trabalhar com esses trapilhos obrigada pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chirlei! Se você comprar direto das malharias, certamente que fica muito mais barato! Entretanto, elas costumam vender ao Kg, tudo embolado e você tem que fazer os novelos. Tem que ver direitinho se os preços cobrados pelas malharias realmente compensam, pois isso eu não sei...
      Bjss
      Helena

      Excluir
  4. Olá Acabei de descobrir seu blog e conhecer este croche de trapilhos, relmente muito novo pra mim...Mas minha dúvida mesmo e quanto aos cestinhos, que vi que tem uns ali que fiquei apaixonada e até um post com um link que eu gamei...a dúvida é fica "durinho" pelo fio que você usa ou é croche endurecido, qual sua dica pra endurecer croche, já tentei com uma goma de farinha e não ficou legal! Qual sua sugestão? Se tiver algum post sobre isto me avise que vou em busca. Abraços e parabéns mesmo pelo trabalho!! Cristiane (Gravataí/RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane! Muito obrigada pelo seu comentário! Que bom que você descobriu o blog! Olha só, não uso NENHUM endurecedor ou qualquer produto! Não é necessário mesmo!!! O fio do trapilho, normalmente fio de malha, é quase sempre bem grosso e com a trama do crochet ele fica super firme. Tem um post "Pote Rosa com tampa de trapos", http://helenacc.blogspot.com.br/2012/09/pote-rosa-com-tampa-de-trapos-e-algumas.html, em que eu explico isso e dou algumas dicas.Dá uma olhada.Tem também o post "Cestinho vermelho-estampado" que dou a receita do cestinho, http://helenacc.blogspot.com.br. /2012/10/cestinho-vermelho-estampado-de-trapilhos.html. A imensa maioria dos meus objetos de trapilho eu faço sem receita, vou só fazendo conforme a inspiração do momento...
      Espero que lhe tenha ajudado. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar-me, ok?
      Bjs
      Helena

      Excluir
  5. OLA HELENA, NUNCA VI TRABAHOS FEITOS EM TRAPILHOS TAO BONITOS COMO OS SEUS, TOU A ADORAR... QUEM ME DERA TER AS SUAS MAOZIHAS... MUITOS PARABENS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah, muitíssimo obrigada! Que bom que você está gostando. Use e abuse :-) Qualquer dúvida, me escreva, tá?
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  6. Oi Helena. Pra fazer um tapete redondo tipo o Tapete Wiggly, quantos kilos é necessário? Amei teus trabalhos, o colorido e teu capricho. Parabéns. Vou me aventurar nos trapilhos!!!! Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vânia!!! Olha, tudo depende do tamanho que você quer o tapete e se vai usar uma cor para a base e outra ou outras para o Wiggly. Como depende de todas estas escolhas, fica realmente difícil eu lhe dizer corretamente a quantidade necessária. Como eu geralmente trabalho com muitas cores ao mesmo tempo, raramente gasto 1 rolo inteiro no mesmo trabalho... Desculpe não poder ser mais precisa!
      Que bom que vc. vai experimentar entrar neste mundo dos trapilhos! Não sei, mas se é a primeira vez que vc. vai trabalhar com este material, eu sugiro que comece por coisas mais simples e pequenas, para ir se adaptando. Uma toalhinha, por exemplo... Bom, vc. é quem sabe, certo? :-)
      Qualquer dúvida não hesite em me perguntar, tá?
      Bjs.
      Helena

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Excelente post Helena. Realmente vc esclareceu, em poucas palavras, várias dúvidas minhas. Pensando seriamente em trabalhar, especialmente tapetes, com trapilho. Minha avó fazia muito e eles tem um colorido bem especial. Já estou te seguindo também. Um abração e obrigada por partilhar tanta coisa linda e suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você gostou! Obrigada digo eu por todos os seus comentários!!! Adorei!
      Bjs
      Helena

      Excluir
  9. oi Helena,adorei seus trabalhos com fios de malha,muitas pessoas dizem que fica mais barato que barbante o que vc diz a esse respeito e verdade,fica mais em conta mesmo?e o trabalho fica resistente,estou pensando seriamente em mudar para esse produto,por favor peço sua opiniao.E eles vendem como,no meio do rolo nao vem algum defeito?desculpa estar perguntando essas coisa pra vc,qto ao blog parabens,ja estou te seguindo,obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shisue!Que nome lindo!! Muito obrigada!Olha, eu realmente não sei se fica mais barato ou não, pois há mais de 1 ano e meio que não compro barbante e nem sei mais os preços. Quanto aos defeitos e problemas dos fios, é só ler o post acima, pois falo bastante sobre isso. A minha opinião é a seguinte: comprar uns rolos, fazer uns trabalhos mais simples de início para ir se adaptando aos fios, pois as características deles são bem diferentes do barbante, como eu falo no post e, aos poucos, vc. vai entendo como funciona e evoluindo naturalmente. Se vc. se apaixonar como eu, vai abandonar o barbante ou fazer bem menos. Mas acho que tem que ser uma coisa natural... Aí, vc. também avaliará a questão dos preços, tá?
      Se tiver mais dúvidas, pergunte à vontade, sem problemas, e não precisa pedir desculpas, ok? :-)

      Bjs.
      Helena

      Excluir
  10. Achei este post e simplesmente me encantei com todas as suas dicas, e tb. com você mesmo sem te conhecer, obrigada por partilhar o que sabe e te desejo tudo de bom, agora....tem curso de bom senso pra saber escolher as cores que combinam? sou péssima nisso....obrigada

    ResponderExcluir
  11. A Monte Você não comercializa mais fios de malha.
    Nome de Seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não! Obrigada, Miriam, eu não sabia pois há bastante tempo que não compro lá. Vou verificar e corrigir o post.
      Beijos
      Helena

      Excluir
  12. Bom dia amiga, obrigado pelas indicações mas seria mais facil se vocês e também os vendedores de fios colassem de que cidade estão falando assim nós de outros estados poderíamos saber se compensa ou não comprar por causa do frete. Quando a gente abre um blog seria maravilhoso saber de onde é a pessoa, e no site de compras também, não há indicação a primeira vista de que cidade a pessoa fala, só quando fechamos a compra na hora do frete é que dá pra ter uma ideia de onde é ou então quando vemos os telefones pelo DDD reconhecemos a localização. Acho que ajudaria muito se todos os blogueiros e sites de vendas colocassem logo no cabeçario a Cidade de onde são. Obrigado pelas dicas,bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe, mas não entendi muito bem o seu comentário, pois eu não vendo fios nem os meus trabalhos!!! Assim, desculpe mais uma vez, mas não vejo que benefício poderia trazer se soubessem em que cidade moro... parece-me irrelevante, não?

      Somente coloquei as informações de que disponho para comprar os fios, para facilitar a vida dos que me visitam e pedem muito estas informações. Mais não posso fazer, creio eu!

      Um abraço
      Helena

      Excluir
    2. Trabalho com malharia em Brusque-SC e estou começando a vender trapilho (chamamos de ourela por aqui). Preço a R$ 1,50. Se alguém precisar só dar um toque no e-mail (evandrotb7@hotmail.com). HELENA, MUITO BACANA SEUS TRABALHOS. HAJA CRIATIVIDADE, PARABÉNS.

      Excluir
    3. Olá! Obrigada pela sua informação e pelo seu elogio ao meu trabalho :-)

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  13. OLA HELENA, MUITO OBRIGADA PELO POST, GOSTARIA DE SABER SE É COM ESSES MESMO FIOS DE MALHA Q FAZEMOS O TAPETE ESPAGUETE, POIS ESTOU EM DUVIDA SOBRE A GROSSURA? OBRIGADA MAIS UMA VEZ E AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De nada, é um prazer!!! :)
      Embora eu nunca me tenha disposto a fazer um tapete desses, sei que as pessoas fazem com esses fios de malha, sim, ok?

      Beijo
      Helena

      Excluir
  14. Parabéns pelo seu talento, generosidade e inteligência nas explicações. Adoro tudo. Seu blog me ajuda muito. Obrigada.Deus te abençoe por toda a sua vida. Beijokas. Ana Claudia/RJ

    ResponderExcluir
  15. bonjour
    je suis une fan de cette se fils
    je voudrais en acheté surtout voir d'autre colorie
    comment et ou je pourrais acheté
    merci et bonne journée

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour! Les lieux (au Brésil) que je connais pour acheter sont informés sur ce post! Pardon, mais je n'en connais pas d'autres...

      Bonne journé
      Helena

      Excluir
  16. Lindos seus trabalhos.Confesso a você que tem que ser aquela CROCHETEIRA,para crochetar com trapilho.Eu fico muito cansada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria de Lourdes! Sabe, é uma questão de hábito aliado ao gosto mesmo, pois eu nunca gostei muito de crochetar com linha fininha :)

      Beijos
      Helena

      Excluir
  17. oi!! muito bom sua dica, vc é dez. estou com muita vontade de fazer tapetes com fio de malha. faço com barbante.espero q de certo. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você gostou :)
      Experimente, pois tenho a certeza que você vai gostar.

      Abraço
      Helena

      Excluir
  18. Olá Helena como vai?! Ficamos Radiantes de ver nossa loja na sua página de Indicações de LOJAS que vendem o Fio De Malha! Muito Obrigada pelo carinho e coloco-me a disposição precisando me mande e-mail: armarinhosaojose@gmail.com
    Como Sempre tudo que vc faz é um espetáculo!! Parabéns e Sucesso Sempre. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada e foi um prazer, pois as pessoas estão pedindo muito e este post tem muitos acessos. Então, resolvi colocar logo :)
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  19. Olá.
    Estava vendo seu blog e achei muito legal.
    Eu entrei em contato com as pessoas que vc citou e que vendem os fios de malha, mas nenhum tem essas cores; marrom claro e escuro, bege, palha, areia e capuccino... vc sabe onde posso encontrar?

    Se puder responder direto no meu email, agradeço muito.
    dinho1969@hotmail.com

    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! :)
      Bom, eu só conheço esses endereços que vendem o fio de malha. Se não têm no momento as cores que você quer, não tem outra alternativa senão esperar que cheguem essas cores. Tem que ter paciência.... No Brasil ainda tem pouca gente que comercializa! Se você souber de mais alguém, por favor me indique para eu colocar no post, ok?
      Desculpe, não respondo mais por e-mail, pois não dou mais conta, tá?

      Um abraço
      Helena

      Excluir
    2. ESTOU COMEÇANDO A VENDER. TRABALHO EM MALHARIA. MEU E-MAIL É EVANDROTB7@HOTMAIL.COM

      Excluir
  20. Menina que demais esses fios de malha!!! Amei!!
    Seu blog é lindo e seus trabalhos mais ainda!!! Parabéns!!!
    Me animei agora em fazer alguns trabalhos com os fios de malha, pois faço croche desde menininha, minha mãe me ensinou, mas com esse material é realmente novo para mim.
    Sua explicação acima foi fantástica, era o que eu procurava saber mesmo para tirar dúvidas como tamanho de agulha e espessura dos fios.
    Obrigadíssima! Já sou sua seguidora!!

    Grande Abraço
    Eugênia Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eugênia, muito obrigada! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog e das explicações.
      Qualquer dúvida que persista, já sabe, é só perguntar :-)

      Beijo grande
      Helena

      Excluir
  21. Helena, depois das suas explicações eu fiquei muito empolgada a começar usar este material. Ganhei um tapete de trapilho uma vez e achei que era difícil fazer pelo fato de ser muito grosso o fio e a agulha, mas estou tendo comichões de vontade de começar... Logo, logo vou testar. Obrigada pelas dicas de compras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, comece mesmo pois acho que você vai gostar.
      No início precisa uma certa adaptação ao fio mais grosso e à elasticidade dos fios, mas depois é só alegria :-)

      Um beijo
      Helena

      Excluir
  22. Parabéns Helena pelo blog e pelo desprendimento em passar informações. Trabalho com patchwork e faço tapetes de barbante nas horas vagas. Vi alguns trabalhos de crochê na revista Make e sempre quis saber que material era, eu sabia que não era linha de crochê normal. E você esclareceu super bem todas as minhas dúvidas e ainda indicou local de compra. Parabéns pelo seu desapego !!!! Bjs Amanda ( BH/MG )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e muito obrigada, Amanda! Fico muito contente que esta postagem tenha esclarecido as suas dúvidas :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir
  23. Boa noite Helena. Mandei mensagem no seu Facebook, mas acabei esclarecendo minhas dúvidas com essa sua postagem. Muito obrigada. Parabéns pelos trabalhos.

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso este seu blog! Adorei! E a seleção de cores e modelos de muito bom gosto!
    Sempre fiz tapetes com barbante, e meus dedos ficam um pouco feridos... acho que com o trapilho isso não vai acontecer por ser mais macio... mas enfim, a minha duvida é se não desbota. O barbante, por exemplo, é bastante resistente e diria que até que fica bonito mesmo meio desbotado, mas e o trapilho? Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Kátia!
      Bom, o trapilho é fios de malha ou, eventualmente, pano. De modo geral, ele é mais resistente que o barbante, mesmo porque é bem mais grosso. Da minha experiência com lavagens, ficou tudo bem, mas não sei se isso ocorre com todos os fios, pois existem muitas qualidades de malha. Só não pode ser exposto muito tempo ao sol, senão começa a desbotar mesmo. Tive essa experiência com os forros de umas cadeiras de jardim, mas elas ficavam realmente expostas ao sol o dia inteiro. Ao fim de uns meses, começaram a perder a cor vibrante que tinham. Ao sol nada resiste :-)

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  25. Olá Helena,

    não estou acostumada com toda a atenção que você dá neste post, tampouco, em todas as dicas que deu em resposta ao meu comentário! Altruísmo a toda prova!
    Obrigada por este post explicadinho, público, aberto pra quem o achar e quiser aproveitar pra aprender!
    Agradeço também pelo comentário no Fuso sobre o caminho de barbante. Acredito que se fizer um tapete, mesmo só com as folhas, ficará ótimo!
    Tenha um bom restinho de terça feira.

    Beijão pra você flor,
    Lu

    ResponderExcluir
  26. Fiquei encantada com seu trabalho e confesso que muito tentada a uma nova aventura, mas quero saber uma coisa, estou enfrentando um probleminha meio sério com uma tendinite, porém tenho a impressão que este tipo de trabalho é mais suave do que o com barbante, é isso mesmo?
    Obrigada por tantas dicas, parabéns pelos seus trabalhos.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada!! :-)
      Honestamente, não me parece que será mais suave do que o barbante, pois este fio é bem mais grosso e terá que trabalhar com agulhas de 7 mm para cima. Entretanto, penso que tudo é uma questão de adaptação, pois como este fio é de malha, ele é elástico e, então, deve-se trabalhar com o fio bem soltinho, sem fazer esforço. Se puxar muito, o fio estica e quando volta ao normal, os pontos ficam repuxados. Assim, neste sentido, se você trabalhar com a agulha adequada à grossura do fio e trabalhar sem fazer esforço para puxar o fio, poderá ser até mais suave do que trabalhar com o barbante ;-)

      Sugiro fazer uma experiência para ver se funciona com a sua tendinite, e tendo atenção às sugestões feitas acima, tá? Fio bem solto e sem fazer esforço...

      Beijos e rápidas melhoras
      Helena

      Excluir
  27. Comprei na Bastex Artesanatos, na Elo 7 e deu tudo certinho, chegou com bastante rapidez.

    ResponderExcluir
  28. Oi amei suas dicas..mas eu tenho uma dúvida refente ao trabalho que vou começar a fazer se trata de um tapete na talagarça de 2,5 x 1,5 sabe me dizer + ou - quantos quilos de malha vou ter que usar?

    Obrigado

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Desculpe, mas neste caso não vou poder ajudar, pois eu nunca fiz desses tapetes. Então, não faço ideia! Eu gosto mesmo é de fazer crochet :-) Um abraço/Helena

      Excluir
  29. Helena...Obrigada por compartilhar conosco sua experiência, criatividade, talento e know how.
    Seu desprendimento com suas obras primas me fascina.Aliás esta postura é sempre fundamental para alcançarmos o que desejamos muito, e daí o seu sucesso.
    Ès um ser iluminado e que Deus lhe abençoe sempre , pois dividir conosco tudo isto sem medo da competitividade é uma dádiva. O nosso MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá, bom dia! Muito esclarecedor esse seu post, obrigada.
    Estou pensando em comprar a malha e fazer as tiras, para fazer um teste, vamos ver.
    Obrigada, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  31. Olá. Adorei seu blog, que conheci hoje. Muito boas as dicas de onde comprar os fios. Não sei se você tem passado por isso, mas na maioria das lojas está esgotado em quase todas as cores (deve estar bombando, não é?) e não estou conseguindo comprar. Algumas das suas indicações de loja eu já havia tentado e não consegui. Vou tentar as outras. Obrigada com compartilhar e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  32. Olá! Você saberia me dizer o tamanho do tapete que consigo fazer com 1 kg. de fio? Estou querendo comprar mas não sei se 1 kg. vai dar pra fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe, mas isso não e possível eu arriscar dizer, pois tudo depende da grossura do seu fio, do formato do tapete, dos pontos, modelo e tamanho da peça. Mas, no geral, eu diria para você comprar 2 novelos de 1 kg cada, pois se sobrar, você sempre pode aproveitar fazendo um cesto, por exemplo ;-)
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  33. Grata pela sua atenção respondendo minha pergunta
    Abraços
    Suzi

    ResponderExcluir
  34. Olá Helena, boa tarde. Gostaria de saber sua opinião sobre marcas de fio de malha. Qual a melhor? Obgda

    ResponderExcluir
  35. Você está comprando a onde ultimamente?

    ResponderExcluir
  36. Olá Helena... Lindos trabalhos...Estou achando muito interessante esses trabalhos... Mas eu queria fazer um tapete de trapilhos na medida de mais ou menos 1,40 X 0,55... Qtos rolos de 1 kg eu uso... No caso eu iria fazer com talagarça...

    ResponderExcluir
  37. Olá Helena... Meu nome é Giovana e estou querendo trabalhar com os trapilhos, assim como vc escreveu.... na intuição! Já faço crochê tradicional... porém não consigo imaginar como se finaliza um trabalho com tiras de malha! Se faz um nó no final como no crochê tradicional?

    ResponderExcluir
  38. gostei muito das receitas sou iniciantes e me ajudou gostaria de rever mais para tapetes de sala e jogo de cozinha obrigado

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...