quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tapete Oval Amarelo/Estampado em Trapilho

Hoje, mostro um tapete oval amarelo com 3 carreiras e a borda num estampado que achei que combinava e, ao mesmo tempo, contrastava com esse amarelo...




Bem simples de tecer, conforme as cores utilizadas, ele pode ser usado desde a sala, até ao banheiro, passando pela cozinha...




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Gráficos
Como podem ver pelo gráfico, eu só fiz essas 8 voltas, senão o tapete ficaria enorme para o meu objetivo. Portanto, parei quando achei que já estava de bom tamanho. Também, fiz um biquinho mais simples, como mostra o segundo gráfico, pois achei que combinava mais com a peça, talvez porque não fiz o tapete completo. 
Não me lembro bem, mas creio que fiz 2 ou 3 correntes a menos na tira de correntes inicial. 
Também, ao fazer os cantos da primeira carreira, conforme a grossura do seu fio, se você achar que o número de pontos altos feitos na mesma corrente é demais, é só fazer 1 ou 2 pontos a menos, como eu fiz. Este gráfico, assim como a maioria dos gráficos, são feitos para linhas bem mais finas ou barbante. Assim, há que adaptar os gráficos ao fio de malha, sempre que acharmos necessário ;-)

Trabalhei com agulha de 9 mm e gastei menos do que um novelo de 1kg do amarelo e bem menos ainda, do estampado.




12 comentários:

  1. Bom dia amiga
    Sou sua fâ pelos seus lindissimos trabalhos a tal ponto que me entusiasmei e comprei trapilho para fazer o meu primeiro trabalho, mas orecisava de uma ajudazinha sua. Eu comecei um cestinho redondo, fui aumentando até ter o fundo necessário depois deixei de aumentar e comecei a subir, só que o cestinho parece-me que tem uma volta a mais dum lado, e quando olho para ele vê-se essa diferença, parece que está torto de um lado. Poderá me ajudar como hei-de fazer para corrigir o erro. Ficaria muito grata se fosse possivel. Um grande beijinho e um bom sabado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e fico realmente contente por gostar dos meus trabalhos :-)
      Eu precisaria muito de ver para saber o que aconteceu. Entretanto, se parece que tem uma volta a mais de um lado talvez seja o seguinte: se fez a lateral do cesto em espiral, isto é, sem fazer cada carreira do princípio ao fim e depois "subir" para iniciar a volta seguinte, isso pode ocorrer se não marcar (com um alfinete, por exemplo) o início de cada volta). Quando se trabalha em espiral vai-se fazendo as voltas todas em seguida e, especialmente com ponto baixo, corre-se o risco de um lado ter uma volta a mais do que o outro, se não marcarmos SEMPRE o início de cada volta, para sabermos depois onde devemos terminar. Já contou o número de carreiras de um lado e do outro? Claro, têm que ter exatamente o mesmo número, senão parece torto. Se for isso, então tem que fazer mais uns pontos até ao ponto em que o número de carreiras seja o mesmo. Depois, sugiro cortar o fio, arrematar e, já com toda a lateral do cesto com o mesmo número de voltas, fazer uma nova carreira para acertar melhor esse desnível.
      Bom, é o que eu posso fazer à distância e sem ver o que realmente aconteceu. Espero que seja este o problema e que tenha entendido, pois explicar à distância é meio complicado :-)
      Beijinhos e um bom fim de semana
      Helena

      Excluir
    2. Obrigada pela sua rápida resposta
      Acho que o problema foi mesmo não per marcado o inicio das voltas, e depois acabar sem saber onde comecei. Vou emendar como a Helena explicou e para o proximo trabalho, marcarei com um alfinete o inicio de cada volta. Muito obrigada um beijinho e bom fim de semana, depois enviarei uma foto do proximo cestinho correcto.

      Excluir
    3. Olá amiga gostei muito do seu blog lindo seu trabalho parabéns...eu também gosto de crochetar...

      Excluir
  2. Olá

    Que trabalho maravilhoso, ficou perfeito, os meus não ficam tão perfeitos por causa dos aumentos, tenho sempre dúvidas de quando aumentar e depois ficam com formas irregulares.

    Manuela

    ResponderExcluir
  3. ola seus trabalhos são lindos ja fiz alguns, então gostaria que vc fizesse uns trabalhos de jogos de banheiros, pois eu não tenho ideia de como fazer ate mesmo os numeros de pontos muda por causa da grossura do barbante com o trapilho muito obrigada bjuss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra e muito obrigada :-) Quanto aos jogos de banheiro, desculpe, mas eu realmente não faço, porque não gosto nada de fazer a capa para a tampa do vaso e aqueles tapetes que têm uma curva para encaixar nele. Para ficar bom acho que tem que ser feito na medida certa de cada tampa e vaso e isso varia bastante. Como eu só faço o que gosto de fazer e me dá prazer, então não está realmente nos meus projetos fazer o tipo de trabalho que me pediu. Desculpe, mas...Esse tapete mesmo, fica muito bom no banheiro e pode fazer outro um pouco menor, talvez. Para fazer menor, a receita é a mesma e só diminui o números de correntinhas iniciais ;-)
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  4. Querida vc esta de parabéns seus trabalhos são lindos, e que Deus a abençoe cada vez mais.Voce pode me dizer aonde eu compro trapilho,moro em suzano sp.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rosanne :-) Eu compro o fio de malha (trapilho) por Internet, pois não acho nos armarinhos da minha cidade. Se você também não achar, veja nesta postagem do blog as informações para compra por Internet (copie o link e cole na barra do seu navegador):
      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  5. Olá eu gostaria de fazer tres peças iguais a essa, tenho tres kg no amarelo, porem apenas 1kg do estampado, vc acha q dá? Obrigada e amei seu blog.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!