O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tapete e Cesto de Gomos em Trapilho

Um tapete oval e um cestinho com esse efeito de "gomos" devido ao ponto utilizado...




Há tempos, já tinha feito uma bolsa com este ponto e lembrei-me de experimentar num tapete para ver como ficaria. Aqui está o resultado que me pareceu bem interessante e diferente...




O ponto é muito fácil! É formado por 2 carreiras de pontos baixos e uma terceira de pontos baixos alongados, que cobrem as 2 carreiras anteriores, formando assim esses "gomos.




Aproveitei um passo a passo do ponto que tinha feito para a bolsa mencionada anteriormente. Para o gráfico e o Passo a Passo do ponto, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




No cesto, acentuei esses gomos fazendo uma carreira de pontos baixíssimos entre eles...




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráfico e PAP do Ponto

Abaixo, o passo a passo do ponto. Como descrito mais acima, cada gomo é formado por 3 pontos: 2 carreiras de pontos baixos comuns e uma terceira carreira de pontos baixos alongados e que se sobrepõem às 2 carreiras anteriores:

Trabalhei com agulha de 10 mm. Abaixo, os gráficos das carreiras iniciais do tapete oval. Depois, é só continuar com a mesma lógica dos aumentos nas partes curvas das carreiras de pontos baixos comuns. No caso das carreiras de pontos baixos alongados, continuar fazendo nas partes curvas os 2 pontos em cada ponto da volta anterior, como mostram os gráficos e as fotos. 

Entretanto, estes aumentos dependem muito da grossura dos seus fios. Se começar a fazer "ondas" significa que tem aumentos demais. Neste caso, terá que desmanchar essa volta e fazer menos aumentos, pulando 1 ou 2 pontos entre cada aumento. Foi o que aconteceu comigo na carreira verde: comecei a curva com 2 pontos em cada ponto e, depois, fiz a curva pulando 2 pontos ;-)

Terminei a peça com 2 carreiras de pontos baixos, sendo que eu fiz a segunda pegando somente na alça de fora dos pontos da carreira anterior.

Para o cesto, faz-se uma base redonda em pontos baixos ou altos do tamanho desejado. Em seguida, começar a "subir" a primeira carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás de cada ponto da carreira anterior. Subir a segunda carreira de pontos baixos pegando normalmente nas duas alças e, finalmente, fazer a terceira carreira de pontos baixos alongados que completa o ponto. Repetir esta sequência até a altura que quiser, mas pegando sempre nas 2 alças para fazer as 2 carreiras de pontos baixos Depois da peça pronta, fiz essas carreiras, em roxo, de pontos baixíssimos entre os "gomos" e no topo, como mostram as fotos.

6 comentários:

  1. Lindo Helena! Quantos dias você demora para fazer um tapete desse (curiosidade).Beijo.Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Szuper jó! Ötletes,nekem nagyon tetszik!Csak pólóból lehet elkészíteni?

    ResponderExcluir
  3. Suas peças são maravilhosas! Adorei o tapete...bj

    ResponderExcluir
  4. Suas peças são maravilhosas! Adorei o tapete...bj

    ResponderExcluir
  5. Merci du beau partage bonne nuit Marie-Claire

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...