O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Forro de Cadeiras em Crochet com Trapilhos

Cadeiras velhas e nem tão velhas assim de roupa nova, com Crochet em Trapilhos.





 Cadeira de praia comum (vou ainda pintar o cromado). 
Fiz um retângulo de pontos baixos para ficar bem fechadinho, pegando na alça de trás do ponto da carreira anterior para ficar esse relevo. O retângulo é feito maior do que o forro da cadeira, para sobrar um bocado e prender atrás com 2 lacinhos em cima, 2 na dobra da cadeira e 2 no assento. Quando sujar, é só desmanchar os laços, lavar e tornar a fazer os laços para forrar de novo. 
Muito simples! 
Fiz também 2 retângulos que fui fechando, diminuindo o nº de pontos, e "vesti" os braços.




  
Cadeira de escritório: comecei com o anel mágico para não ficar o orifício do centro, depois teci um círculo em ponto baixo variando as cores e terminei em preto, aonde fui fazendo diminuições sucessivas nos pontos para que o círculo encurvasse. Aí, simplesmente "vesti" o assento da cadeira e o forro ajustou-se perfeitamente. Não esquecer que o fio de malha tem elasticidade, o que permite fazer desta forma. Muito prático!
Quando sujar, é só "despir" a cadeira, lavar e tornar a "vestir".





Cadeira de balanço pendurada no teto (o pano estava muito usado).
Aqui foi o mesmo sistema das cadeiras de praia. Retângulos presos com laços que ficam na parte detrás da cadeira.





Cadeiras de cozinha velhas (falta pintar para o forro sobressair mais).
São cadeiras de madeira. Para as costas teci uma "sacola" em ponto rede e, literalmente, enfiei pelas costas da cadeira abaixo. O assento tem uma almofadinha por baixo do forro. Assim, fiz apenas uma cobertura para a almofada, mas um pouco maior para dar uma caída e prendi atrás com uns lacinhos, como se vê nas fotos. 
Sujou, desamarram-se os laços, lava-se e, depois, é só tornar a fazer os laços. Muito prático! 


  
Cadeiras velhas de ferro e com o forro estragado (falta pintar!).
Aqui, no assento, é o mesmo sistema anterior dos laços. Teci um quadrado de pontos altos, começando com o anel mágico e fiz um biquinho básico na borda. Na foto dá para ver os lacinhos que amarram o forro. Tive que colocar na frente também, por causa dos braços da cadeira que emendam com os pés.
Os braços são 2 retângulos fechados com lacinhos, assim como as costas. Neste caso não deu para "vestir" o forro nas costas por causa dos braços da cadeira.  
Ficou sujo? Desamarram-se os lacinhos, etc, etc...





Cadeiras de madeira de uma antiga mesa de jantar (falta pintar!).
Aqui é o mesmo sistema descrito anteriormente.

E é isso! Espero que tenham gostado das minhas novas cadeiras velhas. Ah, falta pintar! Ai, ai...

6 comentários:

  1. Oi, fiz uma viagem ao Nordeste e comprei uma cadeira de pano de pendurar, mas não sei bem que tipo de cancho devo utilizar e muito menos onde comprar. vc teria alguma dica? Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!Bom, aqui em casa funciona assim há muitos anos e sem problema nenhum: um bom gancho de pendurar rede chumbado num teto bem sólido; pendura-se um elo de uma corrente grossa de ferro no gancho do teto, passa-se a outra ponta da corrente pela argola de pendurar da cadeira (deve ter uma), aí a altura que vc. quer a cadeira é regulada com a corrente e pendura-se também o elo desse lado da corrente no gancho de rede do teto. Qualquer loja de material de construção de bairro tem ganchos para rede e corrente vendida a metro. Não economize nem no gancho, nem na corrente. Têm que ser de bom material e fortes. Bom, espero que lhe tenha sido útil e que balance muito e com segurança na sua cadeira. É muito gostoso.
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  2. Qual n° de barbante devo usar pra fazer o forro dessas cadeiras reclinaveis de madeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli! Isto não é barbante, é fio de malha (trapilho) e o fio de malha não tem número como o barbante, tá? Uns são mais finos, outros mais grossos...

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  3. Qual n° de barbante devo usar pra fazer o forro dessas cadeiras reclinaveis de madeira?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Qui tamanho posso fazer pra cadeira dê fio simples

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...