O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Bolsa Marfim -Telha em Ponto Espiga de Trapilho

O trabalho de hoje é uma bolsa em fio de malha marfim e outro cor de telha, feita em ponto espiga. Acho este ponto muito bonito, mas nunca tinha experimentado com o trapilho.




É um ponto de efeito bem forte e, a meu ver, com uma trama muito linda, a qual se evidencia bastante com um fio grosso como o fio de malha.




Não achei nada difícil de tecer, como pode ser visto nos passo a passo que fiz. É só pegar a lógica do ponto e, depois, o trabalho anda rápido ;-)




Para o gráfico da base e da alça, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.

Abaixo, o passo a passo do Ponto Espiga: começa-se com uma carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás da base da bolsa (foto 1). Depois, inicia-se a  primeira volta do ponto espiga, formado por um ponto baixo alongado (p1), feito sobre o ponto da carreira anterior e por um ponto baixo comum (p2), que cruza o primeiro ponto.



Abaixo, fiz o passo a passo da segunda volta do ponto espiga, a qual é uma repetição da primeira volta, mas agora será ponto espiga sobre ponto espiga, pois não existe mais a carreira de pontos baixos sobre a qual se tece a primeira volta. 
 


Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
Abaixo estão os gráficos da base oval da bolsa em pontos baixos e da alça. Para uma base menor, basta diminuir o número de correntes iniciais (círculos brancos no gráfico). Os aumentos (cruz dentro do V), significa 2 pontos baixos sobre o mesmo ponto da volta anterior.
O corpo da bolsa em ponto espiga começa-se logo a partir da base oval, com uma carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás dos pontos da última carreira desta base, como mostra o passo a passo acima.

A alça da bolsa é feita em pontos baixos (cruz no gráfico), pegando somente na alça de trás dos pontos da carreira anterior. Entre a última carreira do ponto espiga e a primeira carreira de pontos baixos, fiz uma carreira de pontos baixíssimos (bolas brancas no gráfico). 

Para finalizar, na última carreira, passei o fio telha por entre os pontos com uma agulha de tapeceiro, como se vê nas fotos. 

8 comentários:

  1. Olá amiga, passando para lhe deixar um Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo,beijokas


    _________Merry Ch____________Merry Chr
    ______Merry Christma_______Merry ChristmasM
    ____Merry ChristmasMerr___Merry ChristmasMerr
    ___Merry ChristmasMerry ChristmasMe_______Merr
    __Merry ChristmasMerry ChristmasMe_________Merr
    _Merry ChristmasMerry ChristmasMerry _______Merr
    _Merry ChristmasMerry ChristmasMerry Chri______M
    Merry ChristmasMerry ChristmasMerry Christma__Mer
    Merry ChristmasMerry ChristmasMerry ChristmasMe_M
    Merry ChristmasMerry ChristmasMerry ChristmasMerr
    Merry ChristmasMerry ChristmasMerry ChristmasMerr
    _Merry ChristmasMerry ChristmasMerry ChristmasMe
    __Merry ChristmasMerry ChristmasMerry Christmas
    ____Merry ChristmasMerry ChristmasMerry Christ
    ______Merry ChristmasMerry ChristmasMerry C
    _________Merry ChristmasMerry ChristmasM
    ____________Merry ChristmasMerry Chri
    ______________Merry ChristmasMerry
    _________________Merry Christm
    ___________________Merry Chr
    _____________________Merry
    ______________________Merr
    _______________________Me


    Visite meu blog - Tita Carré - Crochet

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!Amei tudo,mas como comprar esse fio?Abraço Rose de BH.

    ResponderExcluir
  3. Iniciei 2017 com várias imagens belíssimas do seu blog. Parabéns ! Lindas peças ! Moro em Fortaleza e te pergunto on de compras esse trapilho?

    ResponderExcluir
  4. Bc explica super bem..mas nossa nao entendi nada kkkkk parece tão dificil..tem algum video?

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Muito bem explicado o teu passo a passo, ficou bem fácil de reproduzir, até mesmo pra mim que sou iniciante. Obrigada! Cristiane - Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...