O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Luminária Estampada de Trapilho

Há um bom tempo estava com vontade de fazer uma luminária deste tipo em Trapilho.
Pronto, vontade satisfeita!



A luminária foi passear um pouco pelo meu jardim, o qual cuido pessoalmente. Adoro! Reparem nas suculentas da foto do meio. Faço "coleção" delas de tanto que eu gosto desta espécie. Esta é uma parte do canto delas, todas penduradas nas árvores. Volta e meia aparecem nas fotos. Não resisto...


 


Mas voltando à luminária, podemos dizer que ela é composta de 3 partes de crochet e 3 aros de madeira. Estes aros, são na verdade bastidores para bordados (ver última foto), que aproveitei para a sustentar e dar forma à peça. Encontram-se em qualquer armarinho, de diversos tamanhos. Nesta luminária, o aro superior é um pouco menor que os outros dois. A diferença de diâmetro entre os aros deveria até ser maior, a meu ver, pois daria uma forma mais bonita, mas era o que eu tinha aqui em casa e resolvi aproveitar. Aí, comecei forrando o aro superior com pontos baixos e, depois, foi só ir trabalhando em carreiras circulares e deixar correr a imaginação... 

A única exigência que eu tinha, era que a região em que ficaria a lâmpada tinha que ser mais fechada, pois não gosto que ela fique à vista. A iluminação seria mais indireta: a luz deveria sair pelo buraco do aro superior e pelo resto da peça.




 Assim, a parte superior, que eu determinei que seria a posição da lâmpada, fiz toda em pontos altos seguidos, pegando na alça de trás (6 carreiras). Em seguida, fiz 3 carreiras de ponto rede, para ter por onde a luz sair por baixo. Depois vem a cobertura do aro do meio e a parte seguinte é toda em arcos de 6 correntes para a luz também passar. Aí vem o forro do 3º aro e, em seguida, fiz várias carreiras de ponto picot, terminando com 2 carreiras de grandes arcos de correntes (10, creio eu), sendo que na última fiz um picot no meio do arco.

Finalmente fui "decorar" a peça, tecendo nas carreiras de pontos altos, arcos de correntes presos com ponto baixo na alça da frente dos pontos altos. Teci, ainda, mais uma carreira de arcos de correntes no 2º aro. Bom, e mais não poderia fazer, pois o rolo de fio acabou!

Pensei, até, em fazer umas coisas numa cor lisa, mas desisti, pois esse fio é tão colorido e lindo que achei que iria estragar o conjunto. É isso aí! Não é difícil de fazer, mas é um pouco trabalhoso.Valeu! 




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

2 comentários:

  1. Excelente ideia! Migou magnifica a sua luminária.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana!Eu também gostei e ao vivo ela é até mais bonita, pois nas fotos acho que as cores, como são muitas, ficam meio embaralhadas :-))))
      Bjss

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...