O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quarta-feira, 4 de março de 2015

Caixa Oval Verde com Tampa em Trapilho (P. baixo cruzado)

Uma caixa oval com tampa, em ponto baixo cruzado e tecida num fio de malha verde bem grosso. Com este fio trabalhei com agulha nº 12.




Dada a grossura do fio e por conta do ponto cruzado, a caixa e a tampa ficaram realmente muito firmes e rígidas. Fiz para ser uma caixa de bijuterias...




Para os gráficos e um pequeno passo a passo do ponto baixo cruzado, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Gráficos
Abaixo o gráfico para a base e a tampa. Para a base, fiz só 2 carreiras em ponto baixo, pois o fio era muito grosso e eu queria fazer uma caixa estreita. 
Para a tampa, seriam 3 carreiras, mas em ponto baixo cruzado (ver abaixo o tutorial do ponto). Pode também ser feita em ponto baixo... Fiz a quarta carreira da tampa em pontos baixos, pegando somente numa alça dos pontos da volta anterior (estampado). Ainda, no centro da tampa, fiz essa carreira de pontos baixíssimos para tapar os buracos dos pontos pois ficaram muito grandes, dada a grossura dos fios.
Tinha essas bolas de madeira aqui em casa e aproveitei para fazer a alça da caixa.


Abaixo a lateral da caixa e o PAP do ponto baixo cruzado. Para este PAP, aproveitei um que já tinha feito para uma bolsinha, mas em que os pontos são feitos pegando somente na alça de trás dos pontos da volta anterior. No caso desta caixa, os pontos são feitos pegando nas 2 alças dos pontos da volta anterior, mas o ponto é o mesmo. 
Portanto, o ponto baixo cruzado é formado por 2 pontos baixos um pouco mais alongados do que o normal e que se cruzam:
Ponto 1: pula-se um ponto da base e faz-se um ponto baixo;
Ponto 2: faz-se outro ponto baixo, introduzindo-se a agulha "para trás", no ponto que foi pulado.

Começa-se a primeira carreira pegando somente na alça de trás dos pontos da última carreira da base. Nas carreiras seguintes pegam-se, então nas 2 alças dos pontos da volta anterior.
Como mostra o gráfico, a última carreira do topo da caixa é em pontos baixos (estampado). Na parte inferior da peça, fiz também uma carreira de pontos baixos em estampado, na alça da frente que sobrou da primeira carreira de pontos baixos cruzados.


2 comentários:

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...