O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 30 de agosto de 2014

Tapete Octogonal Estampado/Branco em Trapilho

Um tapete octogonal simples de fazer e de um modelo que achei bem interessante com essas pontas bastante pronunciadas.




Escolhi este fio estampado em tons de azul, já pensando em usar depois o branco para as últimas voltas, pois este desenho inspirou-me a fazer um modelo com um toque "naval" ("navy"). Com o detalhe final das 2 voltas em branco feitas depois, no centro, e com essas pontas muito destacadas, parece mesmo uma roda de leme dos barcos antigos (roda de leme seria o "volante" dos barcos).




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
 Encontrei este gráfico aqui.
Eu comecei o tapete por um Círculo Mágico e não com as correntinhas mostradas no gráfico. Também, como o meu fio estampado era mais fino, fiz mais umas 2 ou 3 voltas para ficar de um tamanho melhor. Para terminar, no miolo da peça, fiz essas 2 voltas brancas em ponto baixíssimo (laçadas).


6 comentários:

  1. Que lindos os crochês! Com os gráficos,imagens e receitas tão bem explicadas,fica muito legal para entender e fazer! Muito obrigada.
    bsjbsjsjsj

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena,
    Boa tarde!
    Parabéns por todos os seus trabalhos!
    Como faço para arrematar o contorno de correntinhas? Não consigo " esconder" os fios.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilla! Muitíssimo obrigada!! Bom, para arrematar, passa-se o fio que deverá estar do lado do avesso do trabalho por dentro das alças dos pontos. Tem que se escolher bem as alças por onde o fio deve passar, para não aparecerem do lado do direito. Não tem outra forma :-)

      Um abraço
      Helen

      Excluir
  3. Oi Helena,
    Parabéns pelo dom que Deus lhe deu!!
    Os seus trabalhos são deslumbrantes! E parabéns tb por sua generosidade de nos ensinar, eu e minha cunhada temos aprendido muito com você.
    Fique com Deus!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena amei este tapete tentei fazer mais ele começou a emborcar não sei o que fiz errado a agulha usei a 9mm será que foi isso já faço crochê com barbante e amei seu trabalho com fio de malha se puder me ajudar agradeço um grande abraço e que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane! Às vezes costumo fazer adaptações nos gráficos por conta da grossura do fio de malha, mas neste caso não devo ter feito, pois não escrevi nada a respeito. Portanto a receita funciona. Não sei o que pode estar acontecendo, mas talvez você esteja apertando muito o ponto pois está acostumada a trabalhar com barbante. Bom, uma coisa muito importante para trabalhar com estes fios, é não esquecer que a malha é elástica. Se aperta muito ponto, o fio estica e, quando volta ao normal, os pontos não ficam bem e pode acontecer isso. Então, realmente não pode puxar muito o fio, trabalhar com ele bem soltinho para não esticar e fazer os pontos sem esforço :-) Apanhei muito no início até entender que o problema era esse ;-) Espero que tenha ajudado a resolver o seu problema. Qualquer coisa, não hesite em me escrever, tá? Bjs./Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...