O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Tapete Xadrez em Trapilho

Mostro hoje um tapete em trapilho e que chamei de "Xadrez", pois forma esses quadrados de fios de malha de diferentes coloridos...




Inspirando-me nos tecidos em xadrez, esta peça parte de uma base realmente muito simples de fazer, em que os quadrados são acentuados sobre a base, por essas listras horizontais e verticais em ponto baixíssimo (também chamado de laçadas). Como detalhe, observe-se que metade da borda é feita  numa das cores das listras e a outra metade na outra cor, alternando-se as cores tanto em relação às listras verticais quanto às horizontais.




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.



Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico

Abaixo os gráficos do tapete, tecendo-se primeiro a base, é claro, utilizando-se pontos altos (símbolo do T com um tracinho), pontos baixos (símbolo X) e correntes (símbolo o).

Em seguida tecem-se as listras para formar o "xadrez", devendo-se observar a sequência de tecer as horizontais primeiro e, depois, as verticais. Estas listras são tecidas em ponto baixíssimo ou laçadas, representado no gráfico pelas bolinhas verdes e rosa: o fio fica debaixo da peça, introduz-se a agulha pela frente, busca-se o fio lá embaixo, puxa-se para cima e passa-se na alça que está na agulha, fazendo a corrente e, assim, sucessivamente.

Como disse mais acima, observar que 2 lados da borda são feitos na cor de uma das listras, aqui rosa, e os outros 2 lados são feitos na outra cor, aqui verde limão, alternando-se as cores em relação às listras verticais e horizontais.


Um comentário:

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...