O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bolsa/Sacola Trapilho sobre Trapilho

Depois de fazer o tapete de Trapilho sobre Trapilho tive logo vontade de experimentar numa bolsa ou cesto. Pois bem, agora satisfiz esse meu desejo...




O processo é o mesmo utilizado no tapete, ou seja, os pontos baixos são trabalhados sobre uma "trança" de correntes. Neste caso, eu teci a trança com agulha mais grossa (nº 10 mm) e os pontos baixos com nº 9, para que os pontos se sobressaíssem mais em relação à trança. A diferença deveria até ter sido maior, mas distraí-me e quando percebi já era tarde. No tapete, usei a mesma agulha para tudo, mas acho que os pontos destacam-se mais desta forma.




Uso a seguinte "técnica": faço uma tira de correntes de um um tamanho aleatório e começo a trabalhar os pontos baixos com uma cor/estampado diferente do da tira. Quando a tira de correntes está para acabar, paro de fazer os pontos baixos, acrescento mais correntes à minha tira com o mesmo fio ou emendo outro fio de cor/estampado diferente. Prossigo, então, tecendo os pontos baixos e mudo de cor/estampado quando acho necessário, mas nunca no mesmo ponto em que mudei de cor/estampado na tira de correntes. E assim vai até ao final da peça...


Passo a Passo: como fazer os pontos


Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui" ao final da postagem.


Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráficos/Explicações


Fiz a base da bolsa em pontos baixos, conforme o gráfico abaixo. O número de voltas dependerá do tamanho que você quer a sua bolsa. Não se esqueça que os "V" representam os aumentos que devem ser feitos, isto é, 2 pontos no mesmo ponto da volta anterior.




Abaixo, estão os gráficos de:

a) ponto da bolsa:1 ponto baixo - 1 corrente - 1 ponto baixo - 1 corrente e repetir esta sequência em todas as voltas, sempre com o cuidado de colocar a tira de correntes debaixo dos pontos (ver gráfico abaixo e o passo a passo acima).

Observação: eu trabalhei o corpo da bolsa em espiral porque gosto mais, isto é, tecem-se os pontos todos em seguida, sem haver início e término de carreira,  mas não é necessário se você não quiser...

b) flor: anel mágico e dentro do anel fazer: 1 p. baixo - 6 correntes - 1 p. baixo e repetir tantas vezes quanto o número de pétalas que você quiser.

c) alças: quando chegar à altura que quer a sua sacola, fazer uma carreira de pontos baixos separados por 1 corrente e já sem a trança de correntes e, quando chegar ao ponto em que quer a alça, fazer as correntes necessárias para o tamanho que você deseja a alça (ver gráfico abaixo). Repetir, no lado oposto para fazer a outra alça.

Depois, fazer uma última carreira de pontos baixos nos espaços de corrente da volta anterior, também separados por uma corrente e, sobre as correntes que você fez para as alças na volta anterior, encher de pontos baixos como indica o gráfico.

8 comentários:

  1. Original y muy bonito Helena ,me encantó,como todo lo que tú haces!!!Un abrazo!!!

    ResponderExcluir
  2. Schön, wunderschön. Nice, very nice
    Gerlinde,

    ResponderExcluir
  3. Depois que descobri seu blog não saio daqui, nossa um trabalho mais lindo que outro!!! Parabéns !!
    Soraia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada, Soraia!!! Fico tão feliz que goste do meu trabalho :-) :-) :-)

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  4. Parabéns.amo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...