O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 26 de maio de 2013

Jarra ou Vaso Cinza e Branco em Trapilho (técnica Tapestry)

Uma jarra ou vaso cilíndrico de trapilho, em fio de malha branco e cinza de bolinhas brancas, trabalhada com a técnica Tapestry, também chamada de "fio conduzido".




O fundo é cinza liso e escolhi fios mais grossos para trabalhar a lateral do cilindro, para que os pontos se destacassem bem. Trabalhei com agulha número 9.




Já há bastante tempo queria experimentar esta técnica, pois acho que produz efeitos muito bonitos, mas ainda não havia tentado desta forma. A hora finalmente chegou e gostei muito de fazer esta peça!




Abaixo, um pequeno passo a passo de como trabalhar os fios. Consiste no seguinte: os 2 fios caminham juntos durante todo o trabalho. Enquanto se faz o ponto com um deles (neste caso, ponto baixo), o outro "caminha" escondido debaixo deste ponto. Aí quando se precisa do outro, invertem-se os papeis: o primeiro fio "caminha" escondido dentro dos pontos feitos com o segundo fio. E assim vai...

Para o gráfico da base da Jarra e explicações adicionais, clique em "Gráfico(s) aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Gráfico da base da Jarra
X = 1 ponto baixo
XX = 2 pontos baixos juntos no mesmo ponto da carreira anterior





Explicações Adicionais

Depois de feita a base, é só levantar o cilindro, sempre com o mesmo número de pontos baixos da última carreira da base (24) e da altura que se quiser. Na primeira carreira da lateral do cilindro eu fiz os pontos baixos (2 de cada cor), pegando só na alça de dentro da última carreira da base. As outras carreiras são normais, isto é, pegando nas 2 alças.

No topo do cilindro fiz ainda uma carreira de pontos baixos no fio cinza com bolinhas brancas, para arrematar e disfarçar o "degrau" que fica, pois trabalhei toda a lateral do cilindro em espiral (sempre fica esse desnível quando se trabalha em espiral). É mais interessante trabalhar em espiral, mas não é obrigatório para este trabalho.

4 comentários:

  1. No conocía esta técnica, pero me encanta como te ha quedado.

    ResponderExcluir
  2. Este seu blog foi o melhor que encontrei até hoje com trabalhos de trapilho. Parabéns! Eu tenho feito várias malas, que ficam lindas e também um tapete.
    Virei aqui mais vezes de certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria Martinho! Será sempre muito bem vinda, é claro! :)
      Um abraço
      Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...