O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bolsa Verde Limão em Trapilho

Uma bolsa em fio de malha verde limão e num ponto que não sei como se chama, mas que gosto muito. A meu ver, este ponto faz um bonito efeito no trapilho...




O ponto é de uma incrível simplicidade! Já o tinha feito em outra bolsa, mas em 2 cores, o que muda totalmente o efeito...




Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráficos
Abaixo, tem os gráficos de todas as partes da bolsa.

  X=ponto baixo; O=corrente; Círculos pretos= ponto baixíssimo; T com um tracinho=ponto alto

Explicações 
Fundo da bolsa: Primeiro faz-se a base oval como indicado no gráfico. Se ela começar a encurvar, não hesite, faça aumentos maiores na segunda volta de pontos baixos. Eu, por exemplo, nos cantos da segunda volta, fiz 2 pontos em cada ponto da volta anterior. Tudo depende da grossura do fio (trabalhei com agulha de 9 mm).

Corpo da bolsa: A primeira volta é só de pontos baixos pegando somente na alça de dentro dos pontos da última carreira da base oval.

Como se pode ver no gráfico da direita, o ponto do corpo da bolsa é somente composto de: 1 ponto baixo - 1 corrente - 1 ponto baixo, pulando-se um ponto da volta anterior. Na volta seguinte, repete-se esta sequência, fazendo-se o primeiro ponto baixo no intervalo de corrente da volta anterior, depois 1 corrente e, em seguida, o outro ponto baixo sobre a próxima, pulando-se portanto o ponto baixo da volta anterior. E assim sucessivamente, trabalhando-se à volta da base oval e subindo-se até à altura que se quiser.

Termina-se por uma carreira só de pontos baixos seguidos e, depois, uma carreira de pontos baixíssimos (laçadas, representadas pelas bolas pretas no gráfico), pegando somente na alça de dentro dos pontos baixos da volta anterior. Quando se chega a 2 pontos antes meio da carreira, faz-se esse leque de 6 pontos altos pulando esses 2 pontos da base, pulam-se novamente 2 pontos depois de feito o leque e continua-se com o ponto baixíssimo, fazendo a mesma coisa do outro lado.

Alças: Prendi argolas de madeira no topo da bolsa. Depois, fiz uma carreira de correntes do tamanho que achei adequado, passei pelas argolas e fechei o círculo. Em seguida, fiz uma carreira de pontos baixíssimos (laçadas, representadas pelas bolas pretas no gráfico), sobre esta tira de correntes.

Bons Trapilhos :-)
Helena

6 comentários:

  1. Helena, que lindo o saco, verde limão, cor fresca, gostei muito, beijo

    ResponderExcluir
  2. Ohhhhhhhh.....! Helena un bolso precioso, muchas grácias por las explicaciones y las fotografias, tienes unas manos divinas, eres la reina del crochet!! voy a intentar hacerlo porque me ha gustado mucho. Un beso y un abrazo muy fuerte

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena, que bolsas tão bonitas e úteis! Obrigada mais uma vez pelas explicações...~
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sehr schöne Tasche in einer wunderschönen Farbe. Ich liebe sie.
    Danke Helena.
    Grüße
    Gerlinde

    ResponderExcluir
  5. Qual foi a linha que vc usou

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...