O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

Tapete Ponto Puff em Trapilho

Um tapete com ponto Puff em trapilho cinza claro e bordeaux.




Fiz este tapete para aprender e treinar o ponto Puff, pois eu nunca tinha feito este ponto, o qual acho muito bonito. Assim, desenvolvi esta receita de tapete para poder aplicá-lo bastante.




Nada difícil de fazer, ficaria até mais em relevo se eu tivesse escolhido um fio mais "duro". Este fio bordeaux é muito bonito, com um certo brilho, mas é bem "molinho". Para o próximo trabalho com este ponto, vou escolher outro tipo de fio para obter um efeito mais em relevo...




Abaixo, fiz um passo a passo de como fazer este ponto. Espero que esteja auto explicativo! Em "Gráficos aqui", ao final da postagem, encontrará a minha receita desta peça, o gráfico do ponto Puff e o gráfico do tapete.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráficos/Receita

Gráfico do Ponto Puff


Gráfico do Tapete

Como ainda não achei um programa para fazer gráficos que eu goste, na verdade eu faço "manualmente" no Power Point mesmo. Por isso não tem como ficar perfeito, mas creio que dá para entender. Bom, pelo menos eu entendo... :-)



Receita/Pattern

Para quem não sabe ler gráficos, aqui está a minha receita. Para começar a aprender a ler gráficos, seria muito interessante você ler cada volta da receita e observar a volta correspondente no gráfico. O gráfico nada mais é do que a tradução da receita em símbolos.

Volta 1 (Bordeaux): 12 p. altos num anel mágico. Ajustar o anel depois de completar a volta;
Volta 2 (Bordeaux): 1 ponto Puff em cada ponto alto da volta 1, separados por 1 corrente: 1 p. Puff - 1 corrente e repetir a série até ao final da carreira; Total de 12 pontos Puff.
Volta 3 (Cinza): 2 p. altos sobre o intervalo da corrente da volta 2, seguidos de 1 p. alto sobre o p. Puff. Repetir esta série até ao final da carreira;
Volta 4 (Bordeaux): 1 p. puff sobre o ponto alto feito sozinho da volta 3 - 1 p. alto no ponto seguinte - outro p. Puff no próximo ponto. Repetira esta série até ao final da carreira. Total de 18 pontos Puff.
Volta 5 (Cinza): 1 p. alto sobre cada p. Puff da volta 4 - 2 p. altos sobre o p. alto seguinte da volta 4. Repetir esta série até ao final da carreira.
Volta 6 (Bordeaux): 1 p. alto - 1 p. Puff no ponto seguinte - outro p. Puff no p. seguinte. Repetir esta série até ao final da carreira.
Volta 7 (Cinza): 1 p. alto - 1 corrente - 1 p.alto no ponto seguinte - 1 corrente.... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 8 (Bordeaux): 1 p. Puff sobre o intervalo de corrente da volta7 - 1 corrente - 1 ponto Puff no intervalo de corrente seguinte - 1 corrente ... e assim sucessivamente até ao fina da volta.
Volta 9 (Cinza): 1 p. alto sobre o intervalo de corrente da volta 8 - 1 corrente - 1 p. alto sobre o intervalo de corrente seguinte... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 10 (Cinza): 1 p. alto sobre o intervalo de corrente da volta 9 - 2 corrente - 1 p. alto sobre o intervalo de corrente seguinte ... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 11(Bordeaux): 1 p. Puff  sobre o intervalo de corrente da volta10 - 1 corrente - novamente
1 p. Puff  sobre o intervalo de corrente seguinte - 1 corrente... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 12 (Cinza):  2 p. altos separados por 1 corrente sobre cada intervalo de corrente da volta 11.
Volta 13 (Cinza): 2 p. altos separados por 2 corrente sobre cada intervalo de corrente da volta 12.

Bico de acabamento
Volta 1: 1 p. baixo sobre qualquer intervalo de corrente da volta 13 - 6 correntes - outro p. baixo pulando os 2 p. altos com 1 corrente no meio, seguintes - 6 correntes ...e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 2:  Sobre cada arco de corrente da volta anterior fazer: 1 p. baixo - 1 meio p. alto - 2 p. altos - 1 meio p. alto - 1 p. baixo - 1 ponto baixíssimo sobre o p. baixo da volta anterior ... e repetir esta série em dada arco de corrente até ao final.

... e está pronto o seu tapete.
Bons Trapilhos! :-)
Helena 

17 comentários:

  1. Que lindo!!!! Adorei seu tapete e obrigado por compartilhar o passo a passo. Aind anao tinha visto este ponto puf ou pelo menos com este nome. parábens !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada e muito obrigada, Simone! Também não sei bem se esse é o nome dado em português :-)
      Beijps
      Helena

      Excluir
  2. Oi amiga! Adorei!
    Obrigada por ensinar esse ponto,não conhecia...
    Bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Navegando pelos blogs russos encontrei um tapete escada que chamou mto atenção. Achei que fosse confeccionado pelas gringas, mas verifiquei e tinha a referência na foto, seu blog. Maravilhoso seu trabalho, faço parte de um grupo no facebook e vou divulgá-lo pois amei mesmo, parabéns! Já sou sua seguidora, beijão!
    Link que encontrei seu tapete: http://www.liveinternet.ru/users/liudmila8260/post300141659/
    Meu blog: http://scorzocroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone! Muitíssimo obrigada pelo comentário e a divulgação!

      Obrigada, também, por me mandar o link da russa :-)
      Fui lá ver e, caramba!, acho que ela colocou as fotos todas!!! Pena que nunca coloquem o link do trabalho ou do blog, para facilitar a vinda aqui, mas.... não há nada a fazer, não é?

      Beijo grande
      Helena

      Excluir
  4. Oi Helena ficou lindo, eu ainda não conhecia esse ponto puff, obrigada por compartilhar.
    Gostaria de saber onde vc compra esse fio trapilho.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, muito obrigada!!! De nada, compartilho com muito prazer :-)
      No Brasil, é mais conhecido por Fio de Malha, tá? Veja aqui nesta postagem do blog onde eu compro por Internet e também tem várias dicas sobre estes fios (copie e cole o o link na barra de endereços do seu navegador):

      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Ah, e se resolver comprar os fios, não se esqueça das agulhas que devem ser mais grossas. Eu costumo trabalhar desde a 7 à 10, dependendo da grossura dos fios. Mas se quiser comprar só duas para começar, sugiro a 7 e a 9, pois com estas você conseguirá fazer a grande maioria dos trabalhos com os fios que se vende aqui, ok?

      Beijos
      Helena

      Excluir
  5. Olá Helena,

    A continuar assim vou rejeitar todas as aulas que "adquiri" para aprender a ler gráficos.
    Ao ler as suas publicações, faço exatamente o que diz: acompanho as explicações com a foto/gráfico. Não há que enganar! Digo eu: pois ainda não coloquei nada em prática! rsrsrs

    Este é mais um trabalho que guardo para fazer em 2014. Haja tempo e... muito trapilho!

    Parabéns e beijinhos, Helena!
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliana! As receitas que eu crio dá para escrever a receita, pois vou anotando à medida em que teço cada volta. Em trabalhos que já têm gráfico, não costumo fazer isso. Não me dá vontade e/ou fico com preguiça :-).

      Quero ver esses trabalhos no ano que vem! ;-)

      Beijinhos e uma excelente semana

      Helena

      Excluir
  6. Ola Helena!
    Tapete lindíssimo!
    Vou tentar fazer um igual.
    Poderá dizer quantos novelos utilizou, ou kilos?

    Como faz o calculo dos novelos que precisa?
    Obrigada.
    Carina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carina! Olhe, do bordeaux não chegou a um novelo (1Kg), sobrou ainda um pouco. Sei, porque ainda tenho aqui o resto. Agora do cinza realmente não me lembro, mas talvez 1 novelo...

      Para esses cálculos eu sou péssima e erro muitas vezes!
      Com estes fios, também é meio difícil de calcular, pois as grossuras variam muito: um novelo/1 kg de um fio mais grosso, tem menos fio do que um com fio mais fino, claro, ou a malha de um é mais pesada do que a de outro. Por exemplo, a malha do fio bordeaux era muito mais leve do que a do fio cinza, portanto certamente que tinha mais metros de fio no novelo. Então as coisas complicam... :-)

      Como grande parte dos meus trabalhos têm muitas cores, não me preocupo muito com isso, mas já me aconteceu várias vezes o fio acabar em hora inadequada. Nesses casos acabo usando a imaginação, desmancho 1 ou 2 voltas se necessário, uso outra cor, modifico um pouco o plano inicial e vou em frente... Desculpe não poder ajudar muito neste caso.

      Um beijo
      Helena

      Excluir
    2. Já ajudou bastante! Eu imaginava que gastava uns 10 novelos! Reduziu, em muito, a quantidade que pensava comprar. Assim já não vou errar tanto!
      Muito obrigada e continue com esses trabalhos maravilhosos. São os tapetes mais bonitos e bem elaborados que tenho visto na net. PERFEITOS!
      Vou continuar a seguir o seu blog e estar atenta ás novidades!
      Beijo
      Carina

      Excluir
    3. Ah, muitíssimo obrigada!
      Eu acho que, por precaução, deveria comprar 2 novelos de cada e, se sobrar, pode aumentar as voltas do tapete ou depois fazer outra coisa, não é?

      Beijos
      Helena

      Excluir
  7. Tudo que vc faz é lindo!!!Queria ter essa paciencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sim, realmente é preciso ter um pouco de paciência e gostar muito de crochetar :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...