O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tapete 3 Círculos em Trapilho

Este é um tapete formado pela união  de 3 círculos e, trabalhando-se à volta destes círculos unidos, obtém-se uma forma ovalada. Utilizei fio de malha marrom claro para os círculos e a borda, e três tons de azul para as carreiras que rodeiam os círculos.





Quanto mais comprido se quiser o tapete, mais círculos deverão ser feitos e, quanto mais largo se quiser, mais carreiras à volta dos círculos serão necessárias.




Toda a peça é trabalhada com pontos baixos. A borda eu fiz em ponto caranguejo (ponto baixo feito para trás) e, entre várias carreiras, trabalhei ainda com ponto baixíssimo (ou laçadas). O ponto baixíssimo entre as carreiras é opcional e só depende da vontade ou do gosto de cada um.




Uma das fotos abaixo, mostra os círculos já feitos e unidos e eu estou tecendo a primeira carreira à volta da peça. Como a foto foi tirada à noite e com uma luz meio amarela, as cores ficaram distorcidas.
Para as explicações, clique em "Gráficos aqui" ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Explicações 
Eu fiz assim:
1. 3 círculos em ponto baixo e começando com um anel mágico, com 6 carreiras cada um e trabalhados em espiral;
2. Uni os círculos com 4 pontos aparentes feitos com agulha de tapeçaria, pegando 4 alças de cada círculo;  
3. Em seguida, entre as carreiras dos círculos, teci pontos baixíssimos (ou laçadas), da mesma cor dos círculos, exceto na última carreira; para fazer estes pontos, o fio fica debaixo da peça, enfia-se a agulha, pega-se o fio, puxa-se e faz-se o ponto;
4. Com o azul mais claro, teci 2 carreiras de pontos baixos à volta dos círculos unidos, depois 2 carreiras com o azul médio e mais duas com o azul escuro;
5. Entre cada 2 carreiras da mesma cor, fiz os pontos baixíssimos na mesma cor da carreira correspondente;
6. Para a borda, fiz então o ponto caranguejo, que é o ponto baixo tecido para trás: em vez de ser da direita para a esquerda, tece-se o ponto baixo da esquerda para a direita.

Gráfico dos Círculos

Comecei com um anel mágico e não com um círculo de correntes como está no gráfico. Também, eu trabalhei em espiral, pois gosto mais, mas os aumentos continuam a ser esses; só tenha o cuidado de marcar o início de cada carreira, com um marcador, um alfinete, o que quiser, pois quando se trabalha em espiral não se sabe mais qual o fim da carreira, obviamente. Assim, com o início da carreira marcado, quando você chegar lá na carreira seguinte, você saberá que é o final da sua carreira e tem que mudar os aumentos. Aí, passa o marcador de carreira para o ponto onde se inicia a nova carreira,  e assim por diante...


V = aumentos, isto é, 2 pontos baixos no mesmo ponto da carreira anterior

Aumentos nas carreiras em azuis que rodeiam os círculos

Os aumentos que fiz, são para os meus fios que eram grossos e trabalhados com agulha nº 10, particularmente os das 4 primeiras carreiras. Esses aumentos podem variar conforme a grossura dos fios e temos que ter a sensibilidade de ver se é ou não necessário o aumento...


carreira 1 e 2 (azul claro): não houve necessidade de fazer aumentos
carreira 3 (azul médio): fiz aumentos a cada 5 pontos nos círculos das pontas e no do meio, fiz 2 aumentos;
carreira 4 (azul médio): fiz aumentos a cada 3 pontos;
carreira 5 (azul escuro): como o fio era um pouco mais fino que os outros, tive que fazer aumentos ponto sim, ponto não;
carreira 6 (azul escuro): como o fio era da mesma grossura e os aumentos foram generosos na carreira anterior, não houve necessidade de aumentos nesta carreira.

Como podem ver, os aumentos são um pouco irregulares por conta das diferentes grossuras dos fios...
Assim, tomem estes aumentos apenas como uma orientação e devem tentar adequá-los à grossura dos vossos fios e à agulha utilizada, se for necessário.

Bons Trapilhos :)
Helena
 

12 comentários:

  1. OI HELENA,Ó EU AQUI DE NOVO,NAMORANDO ESSAS BELEZINHAS QUE VOCÊ FAZ TÃO RÁPIDO.ESTAVA VENDO SUA AGULHA É SUPER GROSSA,NÃO DOE OS DEDOS EM CIMA,RSRS??LÁ NO MEU CANTINHO ESTOU PEDINDO UMA SUGESTÃO EM UM CROCHÊ,SERÁ UM PRAZER TER A SUA OPINIÃO TAMBÉM.BOA QUARTA.BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria! :) Esta agulha é grossa mesmo, mas não faz doer os dedos, não.
      Tá, eu vou lá ao seu cantinho ver, tá?

      Beijocas
      Helena

      Excluir
  2. Olà Helena ,venho muitas vezes ao seu cantinho vêr estas belezas que faz.Pena que em Franca o trapilho è muito caro para poder fazer alguns dos seus trabalhos.Obrigada por estas lindas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena
    O seu blog faz parte de uma das minhas páginas catarsicas...;-)
    Recebo a newsletter de todas as suas novidades e vou vendo! Simplesmente fantástico!
    Adoro trabalhar com trapilho mas ficam-me a doer um bocado as mãos por isso só lá muito de vez em quando é que me lanço a fazer qualquer coisa!
    Este tapete que fez é 5*, otimo para prendas de natal....lol algumas, poucas....lol
    É uma simpatia muito grande da sua parte colocar a explicação! Mas nestes trabalhos circulares há uma coisa que me moi a cabeça: os aumentos!!! e a Helena aqui não os menciona...
    Será que poderia dizer-me quantos aumentos faz quando faz cada carreira do circulo interior? E as carreiras à volta? Têm aumentos? devem ter, pois são circulares...
    Bem, então beijinho e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D. Vicencia! Muitíssimo obrigada pelas suas palavras :)
      Pois, realmente não mencionei, foi falha minha. Esqueci-me mesmo! Escrevi as explicações e, depois achei que já estava tudo pronto e publiquei, imagine! Olhe, o problema já foi resolvido e obrigada por me chamar a atenção.
      Publiquei o gráfico básico dos círculos interiores com os aumentos e tentei explicar como fiz os outros das carreiras à volta. Aqui, como vai ver, há um pequeno problema, pois os aumentos que fiz, podem não ser totalmente eficazes para os seus fios... Leia e compreenderá o que quero dizer, ok? De qualquer forma, indiquei o que fiz, tá bom assim? :)

      Beijinhos e, mais uma vez, obrigada
      Helena

      Excluir
    2. Me gustan mucho tus trabajos y tu blo9g me quedo en el,Saludos

      Excluir
  4. Olá Helena
    São lindos os seus trabalhos. Um encanto!! Um mais lindo que o outro. Deu vontade de fazer.
    Vim visitar e seguir, seguindo as regrinhas do Loucura 2.
    Abraços
    carmem-amorpeloartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu trabalho e dicas sobre os fios de malhas, estou fazendo um trabalho e me caiu nas mãos este fio de malha, achei uma delicia trabalhar com ele, grata pelos endereços de compra do fio.Abraços. Sumara

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...