O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tapete Corações Amarelos e Cesto em Trapilho (Tapestry)

Um tapete formado pela união de 2 grandes quadrados com corações amarelos em fundo cinza chumbo e trabalhados com a técnica de tapestry ou fio conduzido. No cesto, trabalhado com a mesma técnica em ponto baixo centrado, as cores são invertidas.




Fiz a união dos quadrados do tapete com um alinhavo aparente, pois achei que ficaria mais interessante... Esta peça pareceu-me bem apropriada para a saída do banho, por exemplo ;-)




Trabalhei com agulha de 10mm nas 2 peças. No caso do cesto, quanto mais grosso for o fio, melhor fica este ponto baixo centrado, o qual dá uma sustentação muito forte aos cestos. Ficam bem firmes, mais que com o ponto baixo comum, além do bonito efeito que traz às peças.




Para os gráficos, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráficos
Abaixo está o gráfico do quadrado trabalhado todo em pontos altos e com o coração representado pelos pontos em vermelho. Utilizando-se a técnica tapestry ou fio conduzido, os fios caminham juntos ao longo do trabalho e quando se chega aos pontos vermelhos pega-se o fio da cor que se quer o coração, neste caso amarelo, enquanto o outro fio, neste caso o cinza chumbo, caminha por dentro dos pontos amarelos. Quando chega a parte dos pontos representados em preto no gráfico, invertem-se as cores e trabalha-se com o fio cinza chumbo, enquanto que o amarelo caminha por dentro dos pontos cinza. E assim sucessivamente...
Depois dos quadrados prontos, é só uni-los da forma que se preferir. Em seguida, fiz 1 carreira de pontos baixos rodeando toda a peça e, finalmente, 1 carreira de pontos baixíssimos entre a carreira de pontos baixos e a última carreira de pontos altos dos quadrados. Está pronto o tapete ;-)

Abaixo o gráfico para fazer a base do cesto e o pequeno coração trabalhado na lateral. O cesto é feito em ponto baixo centrado, no qual a agulha é introduzida entre os "V" da primeira carreira de pontos baixos e não nas alças como habitualmente (ver figura abaixo). Continua-se com este ponto por toda a peça e utiliza-se a mesma técnica acima descrita para fazer o coração.

5 comentários:

  1. Oi, adorei esse tapete! Vc poderia dizer quanto fio gastou, por favor? Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karina :-) Não chegou a 1 rolo de cada cor e usei agulha de 10 mm. Com as sobras eu fiz o cesto e, se você reparar, as 2 últimas voltas amarelas do cesto tive que fazer com outro tom de amarelo, pois o fio acabou ;-)
      Um abraço/Helena

      Excluir
    2. Helena, muito obrigada por responder! Nunca teci com trapilho, mas fiquei com muita vontade depois de ver seu lindo trabalho! Parabéns! Um abraço!

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...