O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 11 de maio de 2014

Tapete/Centro de Mesa Rosas Vermelhas em Trapilho

Com uma ideia na cabeça, criei este trabalho em homenagem a todas as Mães do Mundo, pois hoje comemora-se o Dia das Mães aqui no Brasil. Representar Rosas Vermelhas foi a minha intenção, pois para mim elas aqui simbolizam o amor apaixonado, visceral e incondicional das Mães pelos seus Filhos!

Um excelente e feliz Dia das Mães a todas!
 



Depois de algumas tentativas para achar o caminho e traduzir a minha ideia para o crochet, finalmente encontrei o que procurava. Depois, foi tudo muito fácil...
 



Realmente, este foi um trabalho que criei com imenso prazer...
Eu fiz como um tapete para a saída do banho, talvez, mas depois coloquei em cima da mesa e ficou muito bem como centro de mesa. Não sei, cada uma dará o destino que desejar...
 
 


Para as explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Abaixo, uma espécie de postal estilizado...




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Explicações
 
Este foi um trabalho feito ao sabor da minha imaginação, sem gráficos ou receitas, apenas com uma ideia na cabeça que fui desenvolvendo ao longo da construção da peça. Fiz assim:

1. As rosas são círculos em ponto baixo pegando somente nas alças de trás dos pontos da carreira anterior e trabalhados em espiral. São de tamanhos variados, sendo 3 maiores, 2 médios e 2 menores, mas o tamanho entre cada grupo não é necessariamente o mesmo. Não se preocupe se variar um pouquinho. Fica até melhor!

2. Sobre as alças da frente que sobraram nos círculos, trabalhar as "pétalas" das rosas da seguinte forma: 1 ponto baixo - 3 correntes - pular um ponto e fazer outro ponto baixo. Repetir até ao final de cada círculo. Só isso!

3. Depois dispor os círculos com achar melhor, uni-los com agulha de tapeceiro pegando os pontos mais próximos do lado do avesso. Para uma peça maior, é só fazer mais círculos...

4. As folhas são feitas da seguinte forma: sobre uma tira de correntes, que podem ser 8, 10 ou12, conforme o tamanho que se quer as folhas (eu fiz de tamanhos diferentes), fazer 1 ou 2 pontos baixos, 1 ou 2 meios pontos altos, 1 ou 2 pontos altos e depois inverter a ordem, fazendo
1 ou 2 meios pontos altos e terminar com 1 ou 2 pontos baixos. Aí, virar e fazer do outro lado da tira de correntes a mesma sucessão de pontos. 
Em seguida, fazer no meio da tira de correntes uma carreira de pontos baixíssimos de outra cor (no meu caso, verde mais claro). Não se esqueça que para fazer este ponto baixíssimo, o fio fica por debaixo da peça: enfia-se a agulha pela frente, puxa-se o fio que está debaixo, passa-se pela laçada que está na agulha e faz-se a corrente.

Uma das folhas eu fiz só de um lado. O importante, é fazer esta sucessão de pontos, do mais baixo até ao mais alto e depois "descer". Se a folha é maior, fazer 2 pontos de cada, se é menor, fazer só um ponto de cada...

5. Finalmente, dispor as folhas à volta da peça, nas posições que achar mais bonito e costurar do lado do avesso, como foi feito na união dos círculos. 

Pronto, está feita a sua peça!
Um beijo a todas e Bons Trapilhos :-)
Helena

20 comentários:

  1. Lindíssimo, maravilhoso trabalho, parabéns!

    Bj
    Rose

    ResponderExcluir
  2. SUPER BEM ENTREGUE AMIGA,ESTOU RECENDO MINHAS ROSAS VERMELHAS EXPRESSADAS NESSA LINDA ARTE BY HELENA :) FELIZ DIA DAS MÃES E BEIJO NO SEU CORAÇÃO.BOA SEMANA VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria! Fico feliz que você as receba tão gentilmente. Um beijo bem grande e uma excelente semana para você também

      Helena

      Excluir
  3. Helena,

    Está tão lindo!!!

    Pela parte que me toca, obrigada pela homenagem!

    Beijinhos.
    Liliana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helena!
    Você tem um email para contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Será que você poderia contatar-me por meio de uma mensagem na minha página do Facebook de Trapilhos? https://www.facebook.com/EuTambemCrocheto

      É só clicar em "mensagem" lá em cima da página, do lado direito. São mensagens pessoasi e só eu tenho acesso ;-)

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  5. Hola Helena, te sigo desde hace unos meses tras descubrir el trapillo y sus posibilidades y ya te tengo como referencia casi diaria para ver tus maravillosos trabajos. Gracias por tus explicaciones y por compartir con todos tus ideas.
    un besote de una seguidora española (del país vasco)
    ana

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo! :).
    _____
    Lee Ann

    Crochet...Gotta Love It! Blog:
    http://crochetgottaloveit.blogspot.com
    YouTube Channel:
    http://youtube.com/user/crochetgottaloveit

    #crochetgottaloveit
    #crochet

    ResponderExcluir
  7. Hola! Tienes el patrón de las rosas? No logro entender la explicación :'( gracias! Hermosas todas tus creaciones!!! Abrazo desde Argentina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias! :-)
      Lo siento, pero las explicaciones son el patrón. Ha intentado traducir la página con el traductor de Google (parte superior izquierda de la página)?
      Abrazo desde Brasil
      Helena

      Excluir
  8. oi guria, tudo bem? claro que sim, o colorido do teu trabalho ja diz nao achei o grafico como escrevestes acima, poderias mandar para mim, ficarei muito contente, obrigada. kharin
    kharinfuchs@gmail.com poa-rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Federica! Deste, não fiz gráfico pois são somente círculos de pontos baixos... Como escrevi acima, " Para as explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem". É para clicar em "Gráficos aqui", mas não significa que sempre tenha gráfico, pois esta é uma função que está programada para sair escrito assim em todas as postagens.... ;-) É só ler as explicações, tá?
      Um beijo
      Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...