O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 28 de junho de 2014

Tapete Verde Alface em Trapilho

Um tapete em trapilho verde alface, com o centro e borda num fio de malha estampado. Acho este desenho muito interessante, com as pétalas da "flor" em semi círculos...




Certamente não é um crochet para iniciantes, pois requer um pouco de prática. As pétalas  são feitas umas a seguir às outras em carreiras de ida e volta, sem emendas e, simultaneamente, presas à base circular e à pétala anterior.




Para o gráfico e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico/Explicações 
Depois de fazer as 5 carreiras da parte circular central, começando com um anel mágico, começa-se, então, a fazer as pétalas semi circulares (por favor, acompanhe as explicações seguindo o gráfico, para entender melhor)

Inicia-se a primeira pétala, aquela que está no topo do gráfico, fazendo as 11 correntinhas. Seguindo o gráfico, volta-se, fazendo os 8 pontos altos que serão presos na base circular por um ponto baixíssimo (pontinho preto no gráfico). Fazem-se 2 ou 3 correntes, conforme a grossura do seu fio (eu fiz 2), e prende-se novamente com ponto baixíssimo à base, pulando um ponto. Sobem-se 3 correntes, vira-se o trabalho e começa-se a segunda carreira da pétala. Continua-se até ao final, vira-se o trabalho e faz-se a terceira carreira e, da mesma forma, a quarta, prendendo-a à base. 


Aí, continuando, inicia-se a segunda pétala sem cortar o fio ou fazer emendas: fazem-se novamente as 11 correntes e procede-se como na pétala anterior, em carreiras de ida e volta. Porém, atenção, esta pétala e todas as outras que se seguem, além de serem presas à base, terão que ser presas também à última carreira da pétala anterior. Os pontinhos pretos no gráfico indicam os pontos baixíssimos com que se prende e onde se prende uma pétala à outra.

Continua-se desta forma, até fazer as 6 pétalas, sendo que a última, além de ser presa à anterior, terá que ser presa também à primeira.

Para finalizar o trabalho, eu fiz uma carreira de pontos baixíssimos (laçadas) a toda a volta da peça e pegando somente nas alças de fora dos pontos da carreira anterior (estampado).
 Ainda, no centro circular, fiz duas carreiras de alças de 3 e 5 correntes presas com ponto baixo, respectivamente sobre os pontos altos da segunda e terceiras carreiras da base, formando essa pequena flor verde alface (aumentar a foto da colagem para ver melhor).

6 comentários:

  1. Olá, Helena! É de facto um esquema muito interessante.
    Tenha um bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena,. que lindo tapete!
    Estive a ver os seus últimos trabalhos e adorei!
    Tenho feito algumas coisas mas de ponto baixo!
    Um dia destes vou experimentar mais elaborado!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailike

    ResponderExcluir
  3. Helena, lindo esse tapete verde, é bastante complicado fazê-lo, mas ficou o máximo, beijo amiga

    ResponderExcluir
  4. Belos e primorosos trabalhos <3

    ResponderExcluir
  5. es hermoso...intentaré tejerlo en un hilo fino a ver que tal queda...

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...