O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 28 de março de 2015

Dois Tapetes Retangulares em Trapilho/Ponto Bloco

Gosto muito deste ponto, o chamado ponto "bloco", e comecei por fazer o tapete com as carreiras em fio de malha estampado. Depois, este ponto é tão gostoso de tecer que fiquei embalada e fiz o de cores lisas, com 6 diferentes cores e um pouco maior que o outro.





Muito fácil de fazer, este ponto é formado por carreiras de blocos de 3 pontos altos que se alternam com carreiras de pontos baixos entre estes blocos. As possibilidades de cores são inumeráveis...




Neste de de cores lisas optei por fazer só uma borda de pontos baixíssimos pegando na alça de trás dos pontos da última volta e os pontos baixos entre os blocos são de cores diferentes. Observe que as cores destas carreiras de pontos baixos são as mesmas da segunda carreira de blocos seguinte. Por exemplo: primeira volta de pontos baixos é azul clara, depois vem a volta de blocos em rosa claro e a volta de pontos baixos em rosa escuro, a volta seguinte de blocos é novamente em azul claro e assim por diante...





 No estampado eu fiz um biquinho e os pontos baixos entre os blocos de pontos altos são todos da mesma cor, neste caso, o laranja.




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
Como mostra o gráfico, eu comecei por 22 correntes e depois mais 3 para virar e que equivalem ao primeiro ponto alto dos blocos de 3 pontos altos. Se quiser o tapete mais comprido, tipo uma passadeira, é só aumentar o número de correntes iniciais. Contorna-se toda esta tira de correntes com os blocos de 3 pontos altos, pulando-se 2 correntes e, no final, forma-se o retângulo de base. Depois é só trabalhar à volta deste retângulo em carreiras alternadas de pontos baixos separados por 3 correntes e carreiras de blocos de pontos altos. 
No de cores lisas fiz 7 voltas e mede cerca (82x52)cm; no outro fiz 6 voltas + biquinho e mede cerca de (76x49)cm. Trabalhei com agulha de 9 mm.


Na borda do tapete de cores lisas fiz apenas uma volta de pontos baixíssimos pegando somente na alça de trás dos pontos da volta anterior. No outro, com fio estampado, fiz o pequeno biquinho mostrado no gráfico abaixo:

8 comentários:

  1. So So beautiful like all your works. thanks for sharing :-)

    ResponderExcluir
  2. maravilha! gráficos diferenciados, cores vibrantes e muito alegres. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso..o dificil é entender essa linguagem do crochê..😅😅😅😅😅😅mas ainda chego la...bjs.💋💋

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso..o dificil é entender essa linguagem do crochê..😅😅😅😅😅😅mas ainda chego la...bjs.💋💋

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso..o dificil é entender essa linguagem do crochê..😅😅😅😅😅😅mas ainda chego la...bjs.💋💋

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso..o dificil é entender essa linguagem do crochê..😅😅😅😅😅😅mas ainda chego la...bjs.💋💋

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...