O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

Cesto Azul de Bolinhas Brancas em Trapilhos

Este cesto de crochet com Fio de Malha, todo em ponto baixo, foi inspirado nas casinhas dos Smurfs, que são casinhas de cogumelos. Fiz um "pezinho" no cesto e depois alarguei-o e, para variar um pouco, dei-lhe uma ligeira forma sextavada, fazendo os aumentos sempre nos mesmos 6 lugares.


Nestes tipos de trabalhos que eu faço não tenho como dar a receita completa, pois eu vou fazendo conforme a inspiração do momento. Por exemplo, se eu quiser repetir este trabalho, seria quase impossível, pois teria que contar os pontos um a um! O que eu procuro fazer, nestes casos, é tentar explicar o que eu fiz e como eu fiz. É o máximo que eu posso fazer...

Abaixo, verá o detalhe do sistema do "fecho" do cesto: prendi com um pedaço de fio de malha, uma argola de madeira na posição vertical para a argola de correntinhas se encaixar. Na parte diametralmente oposta, a tampa é presa ao cesto só num ponto, também por um pedaço de fio, senão o fecho não teria sentido. 


Para o "pom-pom" do alto da tampa, simplesmente dobrei ao meio 4 ou 5 pedaços de fio e enfiei as pontas no pequeno orifício central. Ficaram bem apertadas por conta do ajuste do anel mágico e, por segurança, prendi-as também no interior da tampa.



Abaixo, o detalhe da tampa, toda em ponto baixo e trabalhada em espiral. Por cima, teci com fio branco entre os pontos baixos, uma corrente de pontos baixíssimos, por 3 motivos: reforçar o efeito espiral, dar uma forma mais cônica à tampa, apertando os pontos baixíssimos no início e alargando-os à medida em que me aproximava da base, e conferir uma boa "dureza" e firmeza à tampa. Deu certo, pois a tampa não se deforma por nada: ficou bem dura e firme, do jeito que eu queria.



Para o acabamento, fiz um biquinho em ponto picô e a argola de correntes do "fecho".

 Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

6 comentários:

  1. Ficou show!!! Adoro seus trabalhos!!!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Lindo!
    Lembra mesmo a casinha dos Smurfs,,,rsrsrsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os Smurfs! :-))
      Obrigada, Mariana, e tudo de bom para a sua filhinha.
      Beijo grande
      Helena

      Excluir
  3. On dirait un pot à miel, voire une ruche.
    Je crois que l'abeille, c'est toi !
    ...

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...