O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolsa Cereja em Trapilho

Esta bolsa cereja é feita com o que eu chamei de ponto baixo alongado sobreposto e cujo efeito no trapilho são essa espécie de "gomos" que se vê nas fotos.




Devido à grossura do fio estes "gomos" destacam-se bastante. Nas fotos não consegui obter a cor exata da bolsa, pois ela aparece muito mais "pink" do que ela é na realidade, um vermelho cereja bem mais sóbrio. Enfim, teve que ficar assim mesmo...




Na foto abaixo o destaque do ponto que não é nada complicado...




Fiz um Passo a Passo da construção do ponto. Nada mais é do que 2 carreiras de pontos baixos normais e a terceira carreira é um ponto baixo "alongado" que se sobrepõe às 2 carreiras anteriores de pontos baixos. É esta carreira que forma o "gomo". Depois é só repetir os mesmo passos para reproduzir quantos "gomos" se quiser...




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráfico/Explicações

Este é o gráfico da base da bolsa. O V com um x dentro = 2 pontos baixos no mesmo ponto da carreira anterior, o x = ponto baixo, O = correntes
Comecei com 13 correntes como indica o gráfico. Para fazer maior, é só aumentar o número de correntes e seguir os mesmos passos...


Corpo da bolsa: Depois da base, inicia-se a "subida" da bolsa. Na primeira carreira de pontos baixos pegar somente a alça do lado de dentro da última carreira dos pontos da base (na foto acima se percebe este detalhe). Nas carreiras de pontos baixos do resto da peça, pegar as 2 alças. O número de pontos desta carreira e das seguintes será sempre o mesmo número de pontos da última carreira da base, portanto sem aumentos ou diminuições. Fazer os pontos de acordo com o Passo a Passo acima. O número de "gomos" será o que você quiser. Eu fiz 5.

Cada "gomo" é constituído por: 2 carreiras de pontos baixos normais e uma terceira carreira do ponto baixo "alongado" feito "por cima" das 2 carreiras de pontos baixos anteriores, como mostra o Passo a Passo.

Depois dos "gomos", terminei com 2 carreiras de pontos baixos normais. Entre estas carreiras de pontos baixos, fiz uma carreira de ponto baixíssimo (ou laçadas). Também, na alça de fora da última carreira de pontos baixos, fiz uma carreira de pontos baixíssimos.

As alças são uma tira de correntes do comprimento que se quiser e uma carreira de pontos baixos sobre esta tira de correntes. Depois é só prender à bolsa. 
Eu costumo começar a tira de correntes já prendendo à bolsa a primeira corrente. Depois da tira feita, já prendo a última corrente ao outro lado e, daí parto para fazer os pontos baixos... Mas isso é conforme o jeito de cada um... 

Bons Trapilhos 
Helena :-)

31 comentários:

  1. Respostas
    1. cara Helena,só descobri agora o seu blog,e gostei muito,fiquei com vontade de fazer uma dessas bolsas,uma sugestâo era fazer uma bolsa passo a passo mas com video,nâo precisa aparecer toda, apenas as mãos a trabalhar :) obrigada.

      Excluir
    2. Obrigada pela sugestão, mas eu não faço vídeos, pois precisa de uma certa estrutura para ficar bom. Realmente, eu não tenho essa estrutura e, para falar a verdade, nem tenho vontade de a ter, pois sou apenas uma pessoa que gosta de fazer coisas em trapilho, nada mais... :-)

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  2. E eu que adoro bolsas e carteiras!
    Adorei esta! Ficou linda!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Adoro o seu blog! Os "passo-a-passo" são muito bem descritos. Já "copiei" algumas de suas criações e ficaram muito bonitas. Esse ponto parece ser fácil e com efeito muito bonito. Vou tentar. Parabéns pela criatividade e bom gosto tanto na escolha das cores quanto dos projetos.Obrigada por me inspirar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que possa inspirá-la com alguns dos meus trabalhos. Que objetivo maior poderia eu ter com este blog, a não ser a possibilidade de poder inspirar alguém que me visita? Muito obrigada :-)

      Um beijo grande
      Helena

      Excluir
  4. Helena, querida, toda uma artista! Que linda!
    Adorei e vou copiar.
    Obrigada, querida, pela generosidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda e generosa é você por me deixar tantas vezes os seus carinhosos comentários !!!!
      Adoro :-)

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  5. Helena, querida, eu de novo em estado de pura paixão face a esta beleza. O ponto é muito fácil de executar seguindo o seu claríssimo esquema. Quanto à bolsa propriamente dita, será que já publicou algum esquema para a sua realização? ( please ....)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querido o seu comentário! :-) Obrigadíssima!!!!

      Quanto à bolsa, certamente que você não reparou, mas tem o esquema da base e as explicações para fazer o resto. Clicar em "Gráficos aqui", no final da postagem, do lado esquerdo, tá?
      Se ainda restarem dúvidas é só perguntar-me ;-)

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  6. Helena, que bom que aprovou a capa da minha caixa. Pessoalmente, adoro e pretendo prosseguir a saga.
    É claro que pode publicar no Face. Fui espiar e adorei! Um verdadeiro tratado de como tirar proveito deste material mágico.

    Se quiser visitar o meu blog, encontrará outra aplicação de trapilho que me deixou super satisfeita, super orgulhosa:

    http://omeupensamentoviaja.blogspot.pt/2014/01/1037-dizia-eu.html

    Tenciono iniciar a bolsa o quanto antes seguindo as suas indicações.

    Um grande, grande beijinho e muito, muito obrigada pelo apoio.

    Nina

    ResponderExcluir
  7. Meu Deuzinho do Céu, amei, coisa mais linda! Vou copiar a receita descaradamente e vou fazer - mas quando postar no meu blog vou dar os créditos a quem merece.

    Sabe, lidei com trapilhos minha infância toda, tinha malharia perto de casa e eles jogavam as sobras no lixo...A gente fazia tapete, coberta prá cama - coisa de pobre mesmo, mas tudo lindo. Já estava vendo peças no blog da Nina e daí ela disse que você a inspirou e eu vim conhecer - gostei demais. Já estou te seguindo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa, muito obrigada!!! Copie à vontade e depois me mostre, tá bom? ;-)

      Ah, a Nina! Uma gentileza em pessoa!!!
      Beijos
      Helena

      Excluir
  8. Fiquei encantada com os seus trabalhos em trapillho!
    Gostaria de começar a aprender...talvez começando com coisas mais simples...
    Bj e continuação de bons trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada!!! Fico muito contente que tenha gostado dos meus trabalhos :-)
      Sim, em geral como o fio é bem mais grosso precisa de uma certa adaptação. Assim, é muito conveniente começar com coisas mais simples para treinar um pouco...

      Beijos e um bom final de semana
      Helena

      Excluir
  9. Hi, Helena,
    I hope, you understand english.
    I like your blog a lot and this bag :) Pls, tell me, how many metres you spent for this bag? And which is size - width and hight?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! Thank you so much :-)
      I'm very sorry, but I gave this bag to a friend, and frankly, I d'ont remember these details!
      I'm really sad because I can not give you the informations you want :-(

      Helena

      Excluir
    2. Ok, Helena,
      I just ask for you, when you will be write a new post, pls, give your readers this information, if it isn't too hard :)

      Best regards, Olga.

      Excluir
    3. Olga, it's not too hard. I'll try, but I always forget something ... sorry... You know, I'm not a professional, just a crochet lover :-)

      Best regards
      Helena

      Excluir
    4. Pls, don't be shy :) You look like a very professional. Your works are great.

      Excluir
  10. Adorei! vou tentar fazer com barbante, Obrigada por dividir seus trabalhos são lindos

    ResponderExcluir
  11. A bolsa é maaaraavilhooosaaaaaa!!! Amei seu blog... como eu n o vi antes kkkkkkk Parabéns!!! Ta lindooo!!

    ResponderExcluir
  12. hola yo soy española, y encontre tu blog de casualidad, me gustaron todas tus cosas, son preciosas
    muchas gracias
    marta

    ResponderExcluir
  13. Me encantan tus trabajos. ... este bolso también me gusta mucho

    ResponderExcluir
  14. Me encantan tus trabajos. ... este bolso también me gusta mucho

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...