O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tapete Retangular Pontos Altos Cruzados em Trapilho

O trabalho de hoje é um tapete retangular em trapilho de cores sóbrias, com um efeito em relevo dado pelos pontos altos cruzados.




Nada complicado de se tecer, pois são carreiras de ida e volta, duas de pontos baixos que se alternam com uma de ponto alto cruzado.

Para o Passo a  Passo, clique em "Gráficos aqui" ao final da postagem.





Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Passo a Passo por 

http://nousevamyrsky.blogspot.com.br/2012/02/ohjeet-ja-vinkit-osa-6-virkattu-matto.html



Como se vê, são 2 carreiras de pontos baixos intercaladas por 1 de ponto alto cruzado. 

O ponto alto cruzado: 2 pontos altos normais e o terceiro p. alto irá cruzar estes dois, introduzindo-se a agulha no ponto imediatamente anterior ao primeiro p. alto que se fez. Depois pulam-se 2 pontos (ou 1 se quiser) e repete-se o mesmo procedimento.

30 comentários:

  1. Helena...mais um belo trabalho...com tonalidades suaves...a meu gosto! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sempre gentil e carinhosa comigo :-)
      Muito obrigada! Sim, desta vez fui para o suave...

      Bijinho grande
      Helena

      Excluir
  2. Lindíssimo! Fotos e trabalhos que arrasam! Parabéns!
    Bjos!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Pati! Claro, fico muito contente que você goste :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir
  3. Olá Helena,

    Já tinha visto este ponto alto cruzado, mas nunca me despertou o interesse!
    Quando vi este seu tapete, pequei na agulha e no fio e experimentei...
    E não é que consegui fazer?! E até ficou bem bonitinho!?
    É de mim ou estou a ficar bem... desenrascadinha!?

    O seu tapete ficou lindíssimo! É mais um que vou copiar! ;)

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? A questão é experimentar, é o que eu sempre digo :-)
      Esta trama é bem bonita mesmo...

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
    2. Olá Helena,

      Não deu para copiar o ponto para um tapete (ainda não houve tempo), nem para os meus cestos (não ficava bem), mas saiu na perfeição numas camisolinhas para canecas, que fiz. Só me apercebi que não fiz exatamente igual quando estava a fazer a publicação e vim copiar o link :)

      Beijinhos
      Liliana

      Excluir
  4. Que linda trama e cor mais linda ainda... Obg por compartilhar !!!

    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ... Que bons trabalhos ... Obrigada pela ajuda ... Não tenho muito jeito mas pelo menos delicio-me a ver estas belas obras de arte ... Bem haja ...

    ResponderExcluir
  6. Amei passear por aqui.... Tudo muito lindo. Vou ficar te seguindo, ok??? Parabéns!!!!

    Tenha um Ótimo Domingo!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Parabéns!!!! Vou tentar fazer, mas tenho uma dúvida: a malha é cortada em viés?
    Obrigada, Bjs, Luzia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu compro o fio de malha em novelos como os de barbante, já prontos para usar.
      Assim, eu não corto a malha, mas creio que não é necessário cortar em viés ;-)
      Para saber onde pode comprar o fio de malha por Internet, veja as informações nesta postagem blog:
      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas
      Um abraço/Helena

      Excluir
  8. Boa noite
    ja tentei fazer o tapete de trapilho so que me sai sempre torto... Pode me explicar como fazer para ficar direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Realmente precisava de ver para saber, pois as técnicas do crochet em fio de malha (trapilho), são exatamente as mesmas aplicadas aos outros fios, só que aqueles são mais grossos. Entretanto, tem um detalhe que talvez seja a razão de sair torto: como o fio de malha é elástico, não se pode puxar muito o fio e apertar o ponto, pois o fio estica sem a gente notar e quando volta ao lugar os pontos ficam tortos e só vamos reparar muito tempo depois. Então, trabalhar com o fio bem soltinho e não apertar os pontos. Realmente isso é muito importante :-)
      Outra coisa, é trabalhar com a agulha adequada à grossura dos fios. Eu utilizo da 7 à 12, conforme a grossura, mas creio que a que uso mais é a 9 e, em seguida a 10.
      Um abraço/Helena

      Excluir
    2. Vou tentar fazer como a helena disse.
      Obrigada

      Excluir
  9. No "Gráficos aqui" Tapete Retangular Pontos Altos Cruzados em Trapilho
    For Step by Step , click "charts here" at the end of the post short

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, descobri teu blog hoje e estou maravilhada!!! quanta coisa linda!!!! Gostei muito desse tapete, mas não achei o link para o gráfico. Vc poderia me ajudar? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elza, muito obrigada :-) Esse tapete não tem gráfico, pois tem um passo a passo do ponto feito por Nouseva, uma finlandesa. Eu fiz um quadro com os passos, dei uma pequena explicação do ponto e coloquei o link da Nouseva.
      Depois circulei o tapete com 2 carreiras de pontos baixos, 1 em tom mais escura e a outra na cor do tapete. Fiz ainda 1 carreira de pontos baixíssimos nas extremidade na cor mais escura. Para finalizar, fiz 1 carreira de pontos baixíssimos na borda rodeando todo tapete, pegando somente na alça de fora dos pontos da carreira anterior.
      O tamanho da peça dependerá do que você quer...
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  12. Olá Helena, muito obrigada pela atenção!!! Teus trabalhos são lindos!!!! Hj mesmo vou ver se encontro o fio de malha aqui na minha cidade!! Fiquei maluca pra fazer!!! Que marca e cor é o fio desse tapete? E que número de agulha vc usou? Estou muito entusiasmada e inspirada com os teus projetos!!! Parabéns pelo bom gosto e por essas mãos abençoadas!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, é um prazer :-) Mais uma vez, muito obrigada!! Se você não achar na sua cidade, que é o meu caso, pode comprar por Internet. Veja as informações nesta postagem aqui do blog (copiar e colar o link na barra do seu navegador):
      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Neste link eu também dou várias dicas e informações sobre as características destes fios. Tem poucas marcas no Brasil e na verdade eu não compro por marca, mas pela disponibilidade de cores nos armarinhos online. Não me lembro bem, mas acho que devo ter usado a de 9 mm. Dá uma lida nas informações lá naquele link e você vai entender melhor... Um abraço

      Excluir
  13. Olá Helena, lindo seu trabalho!
    Gostaria de saber qual o tamanho desse tapete e quanto usou de fio.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro crochetar,esse ponto cruzado é lindo,parabéns pelo seus lindos trabalhos, vou aprender cm vc obrigada

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...