O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tapete Flor Vermelha em Trapilho

Um tapete com uma grande flor vermelha que repousa, presa, sobre uma base em estampado.




Depois seguem-se carreiras em que o fio de malha vermelho e estampado se alternam. Feita a flor, ela será presa ao tapete, pelas pontas e com ponto baixíssimo, quando se faz a carreira de pontos altos correspondente ao tamanho dela.




Para o gráfico/explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico/Explicações

Trabalhei com agulha 10, embora o meu fio estampado fosse mais grosso do que o vermelho usado na base. Gastei 1 rolo de 1Kg no estampado e no vermelho não sei bem, pois primeiro fiz a flor e depois de um tempo é que fiz o tapete. Já não tinha mais o fio da flor e peguei outro do mesmo tom, mas era mais fino. Deste gastei menos de 1 rolo.
1. Fazer a flor seguindo o gráfico abaixo: depois de fazer os pontos altos num anel mágico, subir para a próxima carreira, fazendo 1 ponto baixo - 10 correntes - "subir" com ponto baixíssimo 5 correntes e "descer" sobre este pontos baixíssimo, fazendo em cada um os 5 grupos de 2 pontos altos indicados no gráfico - prende-se à base com 1 ponto baixo. Repetir até completar as 12 pétalas. Depois ajeitar as pétalas. Não sei se é assim que se faz, mas eu fiz desta forma e deu certo. Fica uma flor bem grande!


2. Fazer a base em cima da qual vai repousar e prender-se a flor. Eu fiz 5 voltas em ponto alto e prendi a flor na sexta volta, mas isso depende da grossura do seu fio. A flor vai sendo presa pelas pontas e com ponto baixíssimo, à medida em que se faz a carreira de pontos altos.


3. Depois da flor presa, continua-se fazendo as carreiras seguintes do tapete. Pode continuar só em carreiras de pontos altos por todo o tapete, seguindo a lógica dos aumentos da base já feita, ou pode fazer umas carreiras com "abertos" como eu fiz. Então, veja na foto abaixo que na carreira seguinte à flor eu fiz:
a) 1 carreira de pontos altos (estampado); 
b) 1 carreira de pontos altos (vermelho), pegando só na alça de trás da carreira anterior; c) 1 carreira de pontos altos (estampado), pegando só na alça de trás da carreira anterior
d) 1 carreira em vermelho: 1 p. alto - 2 correntes - pulei um ponto da base - 1 ponto alto. Repetir até ao final e sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior para fazer os pontos altos;
e) Outra carreira em vermelho: 3 pontos altos em cada intervalo de correntes da volta anterior e sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior
f) Em estampado: 1 ponto alto entre cada grupo de 3 pontos altos da carreira anterior - 3 correntes. Repetir até ao final; 
g)Também em estampado: repetir a carreira e); 
h) e i) Em vermelho: 2 carreiras de pontos altos, sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior.
Não se esqueça de fazer os aumentos que achar necessários nas carreiras de pontos altos e isso vai depender muito da grossura dos seus fios: se começar a encurvar significa que fez aumentos de menos e, se começar a embabadar (fazer gomos), significa que fez aumentos demais.    


4. Abaixo, o gráfico do bico que eu fiz:

3 comentários:

  1. Estou viciada no seu blog!!!
    Seu trabalho é maravilhosos!!!
    Parabéns
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Me impresiona la capacidad de trabajo que tienes. ¡No paras!. Además tus trabajos siempre son originales. No se como decirlo... ¿te admiro?...si, esa es la expresión. Te admiro.
    Fdo: Luisa Berlín

    ResponderExcluir
  3. Lindo tapete parabéns

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...