O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cestinho Azul e Branco em Trapilho

A proposta de hoje é um cestinho tipo canastra, de um formato menos habitual.




Para testar se o modelo imaginado funcionava, usei um resto de fio azul e branco, de uma grossura bem razoável, pois trabalhei com agulha de 10 mm. Este fio era de uma malha pouco elástica e usei também um fio azul e outro branco para os detalhes.




Para dar esse formato de uma "boca" redonda e firme, usei fio duplo nessa parte : o estampado e o azul. Depois, para dar mais firmeza e o formato bem redondo, passei o fio branco com uma agulha de tapeçaria por entre as alças de corrente, apertando bem. Funcionou!

Para o gráfico e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

 
Gráfico/Explicações
1. Fazer um retângulo de pontos baixos em carreiras de ida e volta, simbolizados pelo "x" no gráfico;

2. e 3. Fazer agora a "boca" redonda de cada um dos lados do retângulo (ver gráfico):
            - Primeiro, fazer em fio duplo, a carreira 2, em vermelho no gráfico, isto é, a carreira de pontos baixos seguida pelas correntes. Eu usei o fio estampado azul e branco + um fio azul.
          - Depois, continuando com fio duplo, fazer "por dentro" da carreira vermelha, a carreira de pontos baixos verde que se vê no gráfico. 

Final: unem-se as duas "bocas" redondas passando um fio por entre os pontos e fazendo um laço firme. Eu usei um fio duplo azul + branco para fazer o laço.

Para dar mais firmeza e uma forma quase perfeitamente redonda à boca do cestinho, passa-se um fio por entre as alças dos pontos baixos com uma agulha de tapeçaria, tipo um alinhavo, puxando bem o fio. Eu usei um fio branco. Está pronta a sua cestinha! :-)


3 comentários:

  1. Helena,

    Está tãããão liiiiiinda!!!
    Fiquei apaixonada.
    Imagino uma ida ao campo e regressar com ela cheia de flores!

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderExcluir
  2. Amo todos os seus trabalhos Lurdes Abreu

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...