O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cestos de Losangos em Relevo em Trapilho (Ponto Diamante)

Dois cestos numa das versões do chamado Ponto Diamante (Diamond Stitch), ponto que forma esses losangos em relevo.




Gosto muito de pontos que ficam em relevo. Neste caso, trabalhei com pontos altos simples (cesto menor), ou duplos (cesto maior), introduzindo a agulha pela "frente" do ponto de carreiras anteriores, pois esta é a técnica básica dos pontos em relevo.




Para o gráfico da base, explicações e os links de Vídeos Tutoriais para aprender este ponto, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico e Links do Ponto

Bases: Partindo de um círculo mágico, o cesto maior foi feito com 4 voltas e o menor com 3, como mostra o gráfico abaixo:

 Lateral: para aprender o Ponto Diamante (Diamond Stitch) tem vários Vídeos Tutoriais no YouTube, como por exemplo: aqui ou aqui. Se não gostou destes, basta procurar o que lhe agrada mais... 

Os vídeos mostram o ponto feito em linha reta, em carreiras de ida e volta. No caso, é só fazer o ponto à volta da base redonda, aplicando a mesma técnica, subindo quantas carreiras desejar e trabalhando sempre do lado do direito.

A largura e a altura dos losangos depende do tamanho que você os quer. No cesto maior, eu fiz 3 pontos de espaçamento (para a largura), 3 carreiras de pontos baixos para a altura e trabalhei com pontos altos duplos para o relevo dos losangos; no cesto menor, fiz 2 pontos de espaçamento (largura), 2 carreiras de pontos baixos para a altura e trabalhei com pontos altos simples para o relevo dos losangos. Você entenderá o que eu quis dizer, depois de ver os vídeos, tá?

No cesto menor fiz mais voltas na altura, para ficar com 2 carreiras de losangos completas, pois o maior só tem uma carreira completa de losangos, como se pode ver pelas fotos.

Como verá nos vídeos, a técnica dos pontos em relevo é feita pegando "pela frente" o ponto da(s) carreira(s) anterior(es), como mostra o pequeno gráfico abaixo:
   
Borda: fiz a borda com carreiras sucessivas de pontos baixíssimos (laçadas), pegando somente na alça de trás dos pontos da carreira anterior: 2 carreiras no cesto maior e 3 carreiras no cesto menor.

6 comentários:

  1. Oi amiga!
    São lindos demais,amei.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Un trabajo muy muy bonito ¡¡ Nos gusta tu trabajo !!

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena,

    Tenho acompanhado as suas novidades no Face (eu que nem sou muito de Face... mas o motivo, como sabe, é forte!). Então, as amigas da blogosfera têm sofrido com a minha ausência... ou não! ;)

    Bom, falando dos seus trabalhos: como sempre lindos, um primor, super perfeitos, muito agradáveis, ...
    Comento este trabalho porque pura e simplesmente não sei fazer este ponto! Adorei e vou ter que ir atrás para aprender!
    Terminei agora dois conjuntos de cestos (6 no total) para os Filhotes e, depois desta minha "tournée" pelo seu blogue, arrependi-me de não ter cá vindo antes tirar ideias... bom, fica para a próxima.
    Até ficaram... engraçadinhos! Pelos menos os Filhotes gostaram! :)

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, BOM DIA! FICARAM MUITO BONS SEUS TRABLAHOS!PARABÉNS!
    ONDE VOCE COMPROU AS AGULHAS DE CROCHET GROSSA?

    GRATA E PARABENS OUTRA VEZ! ANA FOINA

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...