O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Tapete e Caixa/Revisteiro "Retalhos de Trapilho"

Os trabalhos de hoje são um tapete e uma caixa/revisteiro que chamo de "Retalhos de Trapilho", pois são feitos com as sobras de fios de malha que se vão acumulando de outros trabalhos.





Quando acumulam muitas sobras de fio, começo já a ficar meio nervosa e fico doida para acabar com elas. Então, faço este tipo de trabalho que, aliás, me dá muito prazer. 
Como já disse em outros trabalhos deste gênero, nunca sabemos qual vai ser o efeito final! Acho que é bem isso que me faz gostar tanto de fazer...




O tapete é todo em pontos altos e a caixa em pontos baixos. Usei agulha de 9 mm nas duas peças, sendo que as dimensões da caixa são cerca de (39,5x 23) cm e 20 cm de altura.




Abaixo, fiz o passo a passo da elaboração da caixa.
Fiz também o gráfico e demais explicações. Ver em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico 

1. Este é o gráfico da caixa. Fiz o mais claro que me foi possível...
O retângulo de fundo azul claro representa a base: os pontos baixos em azul médio são as carreiras de ida e volta e a carreira em azul escuro é a última da base feita circulando esta. As carreiras em verde são as laterais da caixa, as quais se fazer circulando a base. A primeira carreira, representada por um x com um tracinho embaixo, significa que o ponto baixo é feito pegando somente na alça de de trás dos pontos da última carreira da base (ver passo a passo acima). As carreiras restantes são em ponto baixo normal, isto é, pegando nas 2 alças dos pontos da carreira anterior.


2. Este é o gráfico básico de um tapete redondo em pontos altos com os aumentos. Entretanto, num trabalho como este, com fios de várias grossuras e qualidades diferente de malha e pano, para os aumentos eu uso mais a sensibilidade do que o gráfico, pois este é feito para fios sempre da mesma grossura e qualidade... Serve só como orientação! 
No final do tapete fiz uma barra de leques para dar o acabamento e uma carreira final à volta dos leques, em ponto baixíssimo e pegando só na alça de trás dos pontos.


3. Como se troca de cor com pontos altos ou baixos. É assim que eu faço...

Encontrado neste blog: annemarieshaakblog.blogspot.com.br

12 comentários:

  1. Ainda hei-de fazer um assim tão lindo!!!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. show de bola amei obrigada por compartilhar bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena! Obrigada por compartilhar essa receita. Eu estava querendo fazer um cesto retangular há muito tempo! O seu ficou lindo! Obrigada mais uma vez!
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Ola Helena ,vc e incrivel,gostei muito dos cestos ,são perfeitos!!Obrigada pelo seu carinho em dividir tudo e ensinar !!!

    ResponderExcluir
  5. Helena, Vou copiar este seu cesto e fazer todo de uma só vez, a 1ª vez qe fiz, fiz em 4 partes porqe achei (gosto) lindo a linha diferente ao unir.
    As outras vezes qe fiz Eu fiz em oval, também ficou lindo... vou começar a postar os meus, mas com os gráficos dos meus panos do meu enxoval, vai fazer 20 anos hahahah.
    PARABÉNS, Helena, você tem umas mãos MÁGICAS <3
    Atenciosamente, Lurdes Abreu & Artesanato da Bamby

    ResponderExcluir
  6. não estou consewguindo fazer as laterais do cesto. Preciso aumentar com um ponto baixo?

    ResponderExcluir
  7. não estou consewguindo fazer as laterais do cesto. Preciso aumentar com um ponto baixo?

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...