O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tapetinho Ponto Relevo em Espiral de Trapilho

Um tapetinho tecido com pontos altos em relevo, os quais vão desenhando o efeito de uma espiral em fio de malha de 9 cores diferentes.




Embora possa parecer complicado à primeira vista, na verdade só é necessário saber fazer o ponto alto em relevo que, aqui, se pega pela frente do ponto da volta anterior. O resto é crochet básico ;-)




Para o gráfico/explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
Começa-se por fazer o círculo de 12 pontos altos num anel mágico.
No gráfico, cada cor corresponde a uma volta.
Terminado o círculo, sobe-se uma correntinha e faz-se o primeiro ponto alto em relevo (p.a.r.), que se pega pela frente do ponto alto da volta anterior. Depois, faz-se 1 p. alto normal nas alças do mesmo ponto alto e continua-se repetindo estes dois pontos até terminar a volta.
Para a terceira volta, sobe-se novamente 1 corrente, faz-se 1p.a.r. pegando no p.a.r. da volta 2 e fazem-se 2 p. altos normais nas alças do mesmo ponto alto e continua-se repetindo estes dois pontos até terminar a volta.
Como se vê pelo gráfico, em cada volta aumenta-se 1 ponto alto, todos sempre feitos nas alças do mesmo ponto alto da volta anterior e em que se teceu o p.a.r. Isto é realmente muito importante, senão não dará o efeito de espiral! Portanto, não se faz nenhum ponto sobre os outros pontos altos, somente sobre o primeiro.
Na volta 7, faz-se uma corrente entre os grupos de pontos e na volta 8 e 9, 2 correntes. Se sentir necessidade, pode começar a fazer 1 corrente na volta 6.

A última volta (volta 10), é de pontos baixos sobre os leques de pontos altos da volta 9 (roxa) e, no intervalo das 2 correntes da volta 9, fazem-se 2 pontos baixos por cima das correntes e prendendo nas alças do quarto e quinto ponto alto dos leques da volta 8 (lilás). Estes 2 pontos baixos são importantes pois servem para prender os leques da volta 9.

8 comentários:

  1. Helena,

    Que Lindo!!!
    É impossível ficar indiferente!
    Muitos Parabéns!

    Beijinhos.
    Liliana



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo! Vou tentar fazer!continue e parabéns, beijinhos
      Ana

      Excluir
  2. Como ya te dije en FB, es infinitamente bello, un amor a primera vista. Me encantaría poder hacer uno similar :-)

    ResponderExcluir
  3. Hola me parece precioso todo lo que haces, me gustaría saber donde compras el trapillo para comprar yo también
    Gracias

    ResponderExcluir
  4. Helena eu amo seus trabalhos , todos os dias entro para ver seu blog

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez parabéns, não resisto e estou te indicando no G+ para todas as meninas conhecerem seus lindos trabalhos.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...