O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Crochet Overlay em Trapilho: tapete "Cores, Texturas e Sobreposições":

Um tapete de Trapilho em Overlay, nome geralmente dado a este tipo de crochet, com mais de 15 cores e inúmeras sobreposições de pontos, criando várias texturas, relevos e diferentes efeitos visuais. Estas são mesmo as características principais do crochet Overlay, um crochet de Sobreposições.




Foi um trabalho bastante complicado para mim, pois, além de eu nunca ter feito, não tinha gráfico ou instruções para me guiar, sem falar da grossura dos fios de malha. Vi umas fotos aqui e apaixonei-me pelos efeitos possíveis deste tipo de crochet e decidi tentar fazer. Assim, tendo estas fotos como único guia, comecei o trabalho...




Depois de muitas idas e vindas, muito carreiras inteiras desmanchadas, aos poucos fui compreendendo como funcionava. Então, após fazer a flor central, consegui libertar-me um pouco do desenho que procurava seguir e fazer os meus próprios voos, ainda que bem baixinhos.




Outra dificuldade bem grande foi a escolha das cores.Tarefa complicada, pois usei realmente muitas cores! Várias vezes desmanchei carreiras inteiras pois não me agradava a cor escolhida... Mas, depois de tudo isto, quando terminei, foi uma imensa satisfação! Para mim, valeu muito a pena!!!




Ainda tentei começar a fazer um gráfico, mas desisti, pois realmente não sei como fazer com tantas sobreposições, cores e pontos. O próximo que fizer (será?), quando me recuperar do trabalho deste e já um pouco mais familiarizada com este tipo de crochet, vou tentar fazer um passo a passo com fotos...

Entretanto, o "segredo" do Overlay é fazer uma base, no caso de pontos baixos, prendendo os pontos só nas alças de trás dos pontos da carreira anterior. Assim, as sobreposições trabalham-se nas alças da frente e atravessam diversas carreiras. Mas a base não pode ser feita toda de uma vez, pelo menos eu não fiz assim. Fazem-se no máximo 2 carreiras, na maioria das vezes só uma, e trabalham-se as sobreposições, com utilização intensa de pontos altos duplos, triplos e, até, quádruplos!
E assim, pouco a pouco vai-se construindo a peça...




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

25 comentários:

  1. Lindo trabalho, Helena. Sei que voce já deve ter respondido isso várias vezes, mas, me diga, onde voce consegue os trapilhos? Gostaria muito de experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vera! :)
      Olhe, eu compro só por Internet. Veja esta postagem aqui do blog que tem as informações dos lugares aonde compro e algumas dicas sobre as características destes fios: http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Bjs
      Helena

      Excluir
  2. Oi helena conheci seu blog atrazves da katia pelo Face..vim conhecer seus trabalhos adorei são lindos..eu amo croche e esses com trapilhos estão divinos, parabens.to seguindo para n perder nenhum dos seus trabalhos abraço claudia Sodre

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena, seu trabalho é lindo, nem consigo imaginar como se faz um desses. É uma preciosidade que só mãos habilidosas podem fazer. Parabéns!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valdirene! Muitíssimo obrigada!!Fico tão contente que tenha gostado... :)

      Bjs
      Helena

      Excluir
  4. Oi Helena, seu croche e maravilhoso, fico encantanda com todos os seus trabalhos,parabens.
    Edina xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edina! E eu fico encantada quando gostam do meu trabalho e comentam. Muitíssimo obrigada! :)
      Bjs
      Helena

      Excluir
  5. Oi Helena!
    Amei seu Blog e com certeza seus trabalhos, todos de muito bom gosto e diferenciados.
    Voltarei mais vezes aqui pois gostei muito da diversidade de seus trabalhos.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dos seus trabalhos, são lindos.
    Não conhecia fios de malha, eu achava que croche com trapilhos era feito somente com utilização de camisetas velhas.
    Parabéns. Vou visitar sempre seu blog pra ver a novidades.
    bjs

    http://andreacroches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena,
    Assim como vc, me encantei pelo croche overlay e tbm fiz uma peça no "olhometro", com linhas finas, só pra ver se conseguia mesmo. Ando pensando em fazer um tapete de trapilho com essa técnica, mas pergunto, ele não fica volumoso demais? tipo, não fica muito grosso? dá pra usar como tapete no chão, normal?
    Grata pela atenção
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica! Na minha opinião, eu acho que não fica volumoso demais, não. Claro, em relação a uma linha fina fica "gigante" :-) Mas eu gostei muito, pois faz um grande efeito e parece uma pintura no chão. Bom, eu sou meio suspeita para falar...
      Sim, eu fiz como tapete mesmo e a vantagem destes fios é que o tapete fica mais pesado e não dança no chão e nem embola. Ainda para mais este, com tantas camadas, não se deforma mesmo! Agora, pisar naquela "pintura" dá pena :-) Para mim é mais para decorar um canto...

      Um beijo
      Helena

      Excluir
    2. Olá Helena!
      Muito obrigada pela resposta rápida!
      Então, essa é a minha ideia, fazer ele pra um cantinho da sala, sob uma mesinha de canto, só pra dar um "tchan". Ele ficou mais ou menos com que diâmetro?
      Queria te pedir um favor, se não for muito abuso da minha parte. Será que vc poderia me mandar uma foto do verso do tapete? assim fica mais fácil contar as camadas. O Overlay que eu fiz foi esse: http://www.crochetbug.com/tag/basic-overlay-crochet/ e eu acho que só consegui porque a moça postou também uma foto do verso, assim eu pude contar as carreiras.
      beijocas
      Mônica

      Excluir
    3. Meu e-mail é monicac.pinto@gmail.com

      Excluir
    4. Oi Mônica! Não, não é abuso da sua parte, imagina, mas infelizmente não vou poder satisfazer o seu pedido, pois eu "emprestei" o tapete para uma amiga e está difícil de recuperar :-)
      Ele não é grande, é mesmo para um cantinho... Isso é uma coisa que eu tenho que corrigir nas minhas postagens, pois quase sempre me esqueço de dar as dimensões das peças! Desculpe...

      Também não sei bem se iria adiantar muito a foto do avesso, pois os trabalhos do link que me mandou (obrigada!), parecem ter bem menos sobreposições, não sei...

      Sempre que quiser pedir ou perguntar alguma coisa, não hesite, pode fazer à vontade, tá?

      Um beijo e desculpe por não poder satisfazer o seu gentil pedido

      Beijos
      Helena

      Excluir
  8. Oi Helena,
    Que é isso, não precisa se desculpar!
    Muito obrigada pela atenção e carinho. Estou viajando hoje, mas quando voltar vou "meter a cara" e ver no que dá. Se conseguir mando umas fotos.
    Beijos
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá :-)
      Sim, mande umas fotos para a minha página do face, pois lá eu publico trabalhos de Trapilho de outras crocheteiras.

      Beijos e uma excelente viagem
      Helena

      Excluir
  9. Olá, Helena, seus trabalhos são inspiradores. Obrigada pela generosidade de compartilhá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fernanda!!! Fico muito contente que você ache os meus trabalhos inspiradores :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir
  10. Preciosa y el color es mas bonito todavía.

    Saludos
    ♥♥♥

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...