O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 3 de maio de 2015

Tapete "S" e Cestinho em Trapilho

Um tapete com o formato "S" que acho muito interessante e que me faz lembrar muito o símbolo matemático do infinito...





Usei um fio de malha amarelo mostarda em carreiras alternadas com um fio estampado. Fiz também um cestinho  com os mesmos fios para "acompanhar" o tapete :-)





A construção do tapete não é difícil, mas nas primeiras carreiras até parece que não vai funcionar.
Fiquei meio em dúvida no início, mas no final deu tudo certo! ;-)





Para os gráficos, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Abaixo, o cestinho bem simples...




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
Conforme o gráfico, o tapete é todo em pontos altos e é para ser feito em carreiras de ida e volta. Ao final de cada carreira, sobem-se as 3 correntinhas, vira-se o trabalho e faz-se a nova carreira percorrendo-se toda a carreira anterior e assim sucessivamente. Desenhei umas setas nas carreiras iniciais para se entender bem os sentidos delas.

Eu fiz ainda uma última carreira de pontos baixos que não está no gráfico, depois uni as partes retas com pontos invisíveis usando uma agulha de tapeceiro. Depois de tudo unido, rodeei a peça toda com uma carreira de pontos baixíssimos. Trabalhei com agulha de 10 mm.

Observação: como eu fiz em carreiras alternadas de cores diferentes, resolvi trabalhar sempre do lado do direito e começar cada carreira sempre do mesmo lado. Isso trouxe-me um pequeno problema no final, na hora de fazer o círculo inicial... Bom, é meio complicado de explicar, de modo que sugiro fazer como indica o gráfico e explicado acima. 


Abaixo, está o gráfico da base do cestinho toda em pontos baixos. Terminada a base, fiz uma carreira de pontos baixíssimos no centro (amarelo). Em seguida, "subi" 4 carreiras também de pontos baixos, sendo que na primeira carreira pega-se somente a alça de trás de cada ponto da última volta da base. Para finalizar, fiz uma carreira de pontos baixíssimos na última carreira. Depois, fiz umas alças de correntinhas, iniciando e terminando o crochet tecendo diretamente sobre os pontos da lateral do cesto.

11 comentários:

  1. Hola Helena, que maravilla de alfombra!!! Te ha quedado genial!!!! Tambien la cesta!!! Gracias por compartir el tutorial!!!Que tengas un lindo domingo, hasta prontito!

    ResponderExcluir
  2. HOLA AMIGA, ME ENCANTO TU BLOG, HACES MUCHAS COSAS HERMOSAS.. TE FELICITO, TE INVITO A QUE ME VISITES Y VEAS LAS COSITA QUE YO HAGO, SERAS BIENVENIDA SIEMPRE.. ANIMATE. BESOS, SALUDOS, BENDICIONES Y UN FUERTE ABRAZO DE OSO.. ZHOBEYDA

    ResponderExcluir
  3. Lindos trabalhos Helena, gostei muito do S, beijo e boa semana amiga

    ResponderExcluir
  4. Helena....não entendi o inicio do trabalho, será que pode me orientar?? Começo com quantas correntinhas?? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fui olhar umas anotações que tinha feito e creio que são 80 correntinhas. Entretanto, acho mais prudente recontar no gráfico ;-) Depois de fazer as correntinhas, inicia a volta 1 (lado direito do gráfico), começando a fazer os 8 pontos altos dentro da mesma corrente que irão formar esse círculo inicial. Continua, então fazendo pontos altos no resto das correntes, conforme o gráfico, até chegar ao final das correntes (lado esquerdo do gráfico). Aí, sobe 3 correntinhas, vira o trabalho e percorre de volta toda a carreira anterior até chegar ao final do pequeno círculo inicial. Sobe novamente 3 correntes, vira o trabalho e faz a carreira 3 e assim sucessivamente...

      Um abraço
      helena

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção....
      Muito obrigada !!!
      bjs


      Excluir
    3. Obrigada pela atenção....
      Muito obrigada !!!
      bjs


      Excluir
  5. Hola Helena te felicito por tus trabajos para mi eres una artista , muy creativa me fascina mirar tus creaciones. se despide desde Chile Jessy

    ResponderExcluir
  6. Amei seu trabalho! Pode me dizer onde encontro estes trapilhos para iniciar um tapete?

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada:-) Eu compro por Internet, pois não acho em armarinhos da minha cidade. Veja as informações nesta postagem aqui do blog (copie e cole o link abaixo na barra do seu navegador):

    http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

    Um abraço/Helena

    ResponderExcluir
  8. oi amiga também gosto muito,de crochetar amei o seu trabahos,o meu nome e zilda paiva adoro croche parabéns lindos.....

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...