O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tapete Trançado em Verdes de Trapilho

Um tapete de trapilho trançado em 3 tons de verde, resultado de uma tentativa de trazer para o trapilho o efeito "caleidoscópio" produzido pelas tranças no meio do crochet. Este efeito é visível com o tapete visto de cima e de mais longe. 
Portanto, tem que afastar a tela para poder ver, embora não seja tão importante assim :-)





Foram algumas tentativas nas várias voltas para poder produzir uma boa receita e que funcionasse bem no trapilho, mesmo porque eu não sabia muito bem como se fazia...




 O tapete é feito em pontos altos e com alças de correntes que ficam soltas entre os grupos de pontos altos, para depois serem trançadas, como se vê na foto abaixo.


O antes e o depois




Depois que finalmente achei a lógica deste crochet, a coisa fluiu muito bem. Fiz dois "passo a passo" e, se clicar em "Gráficos aqui" ao final da postagem, verá a minha receita completa.
Não é nada complicado, é só entender a lógica que eu tento explicar na receita.



Passo a passo: como se fazem as alças de correntes


Passo a passo: como trançar as alças de correntes


Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!




Receita/Explicações

Depois de algumas tentativas, esta é a minha receita final e que funcionou muito bem.
Os "passo a passo" acima ajudam a entender melhor a receita, creio eu.


Volta 1) Como indica o gráfico abaixo da volta 1, fazer um anel mágico e sobre ele fazer: 2 p. altos - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente - ... e repetir esta série até completar as 6 alças de correntes mostradas no gráfico.


Volta 2) Sobre o primeiro p. alto entre as alças de correntes da volta 1, fazer:
2 p. altos - outros 2 p. altos no p.alto seguinte da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, são 4 p. altos entre as alças de correntes e, ao final, você deverá ter 24 p. altos e as 6 alças de correntes. Observe o passo a passo em fotos da elaboração destas alças.

Volta 3)  Sobre o primeiro p. alto entre as alças de correntes da volta 2, fazer:
2 p. altos - outro p. alto no p.alto seguinte da base - um outro p. alto no terceiro p. alto da base - e mais outro p. alto no quarto p. da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, são 5 p. altos entre as alças de correntes e, ao final, você deverá ter 30 p. altos e as 6 alças de correntes

Volta 4)  Nesta volta vamos dobrar as alças de correntes e passaremos a ter 12 alças até ao final do trabalho: fazer 2 p. altos começando pelo primeiro ponto da base entre as alças - 1 p. alto sobre cada um dos 4 pontos seguintes da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente - 1 p. alto sobre cada um dos 4 pontos seguintes da base - 2 p. altos no último ponto da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, ao final desta volta, você deverá ter 36 p. altos e as 12 alças de correntes.

Nas 12 voltas seguintes, a lógica é sempre a mesma:
a) pontos altos - alça de 8 correntes - pontos altos;
b) Entre as alças de correntes, aumentar sempre um ponto alto de uma volta para a volta seguinte. Assim, na volta 5 você deverá ter 12 alças e 48 pontos altos no total, pois são 4 p. altos entre cada 2 alças; volta 6 serão as 12 alças e 60 pontos altos (5 p. altos entre cada 2 alças); volta 7 serão 72 p. altos (6 p. altos entre cada 2 alças) e assim sucessivamente até fazer o número de voltas que quiser. 
Nesta peça, eu fiz 12 voltas destas.


Agora vamos tratar de terminar o tapete. Neste ponto, você deverá trançar todas as alças como eu mostro na foto colagem acima. Terminando de trançar, você verá que "sobrou" para fora da peça a última alça. Então, vamos fazer o seguinte:

a) Fazer 2 carreiras ou voltas de pontos baixos, fazendo um aumento entre as alças de uma carreira para a outra, isto é, em um dos pontos da base (pode ser no meio), fazer 2 pontos baixos. 
Observação: no meu caso, na terceira carreira de p. baixos não foi necessário este aumento. Você verá se será necessário, pois depende da grossura do fio.

b) Fazer uma terceira carreira de pontos baixos e nesta altura as alças já não devem "sobrar". Então, quando chegar à alça fazer o ponto baixo prendendo esta alça. E assim deve ser feito com todas as outras alças.
Observações: no meu caso, nesta terceira carreira de p. baixos não foi necessário fazer aumentos. Você verá se será necessário, pois depende da grossura do seu fio.
Se você achar necessário fazer uma quarta carreira de pontos baixos para prender as alças, siga o seu instinto e faça, pois também depende um pouco da grossura do seu fio.

c) Presas as alças, agora é só dar um acabamento ao tapete. Eu fiz o seguinte:
  - Fiz uma quarta carreira de p. baixos pegando só na alça de trás dos pontos da carreira anterior;
  - Fiz uma quinta carreira de p. baixos normal, isto é, pegando nas duas alças;
  - Com uma cor fiz alças de correntes: ponto baixo - 3 correntes - pular um ponto da base e prender as correntes com outro ponto baixo. Repetir até completar a volta
  - Com outra cor fiz também alças de correntes como descrito acima, mas os pontos baixos são feitos nos pontos que se pularam na carreira anterior, portanto, nos pontos que estão "vazios". Desta forma ficaremos com alças de cores diferentes, intercaladas.


Está pronto o tapete!
Bons trapilhos :-)
Helena

26 comentários:

  1. hepsi,bir,birinde,harika,elinize,sağlık

    ResponderExcluir
  2. Lindo e bem elaborado.
    Amei as cores.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei seus trabalhos com o fio de malha, sempre fiz crochê com linha e barbante vou comprar e fio de malha e me aventurar nessa nova ideia, obrigada pela sua generosidade em partilhar seus trabalhos. Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz que você tenha gostado dos meus trabalhos, Andréia.
      Pode aventurar-se sem medo! Tenho certeza que você vai gostar :-)
      No início só requer uma pequena adaptação ao fio mais grosso...depois é só alegria!!!

      Beijos
      Helena

      Excluir
  4. Gracias Helena..Increíbles tus trabajos. No me canso de decirte lo generosa que sos. MIL GRACIAS POR COMPARTIR.

    Saludos afectuosos!

    ResponderExcluir
  5. Seu trabalho sempre me encanta e inspira!
    Estou a tecer um tapete retangular que me foi solicitado, no entanto, já fiz e refiz várias vezes devido a instabilidade do fio de malha. Minha última tentativa foi no tricô, porém, sem sucesso...
    Você tem alguma sugestão?
    Desde já agradeço sua atenção e mais uma vez a parabenizo!
    Bjos!!!
    Karla Kadri.

    https://www.facebook.com/pages/Querida-Kasa-Croch%C3%AA/228217800666817

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla! Muito obrigada :-)

      Não sei bem qual é o problema Karla! Sim, os fios são mesmo "instáveis", ora mais finos, ora mais grossos... Mas você faz trabalhos tão lindos!!! Não sei mesmo o que eu possa sugerir... quando há muita diferença no mesmo novelo, eu corto o fio e procuro se mais na frente ele volta ao normal. Se não volta ao normal e continua assim o resto do novelo, muitas vezes parto para outra cor e mudo o projeto inicial.

      Desculpe, mas não sei mais o que lhe sugerir...

      Beijos
      Helena

      Excluir
  6. Olá Boa tarde!! Estou encantada com seus trabalhos, muito explicado mas gostaria de saber qual a largura do trapilho? Tenho muitos em casa por já ter tido confecção. Mas tento e não sai nada o tapete redondo que amo com essas cores lindas o meu esta envergando será que não estou entendendo a receita? Pq gráfico não consigo acompanhar sou iniciante. Me ajuda por favor preciso muito desta terapia. Obrigada Deus o abençoe.... Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Olhe, a largura dos fios varia muito, então não sei lhe dizer bem... Dependendo da grossura eu uso agulhas da 7 à 10. Talvez por aí você possa ter uma ideia.

      Não sei porque o seu tapete está envergando, pois eu mesma fiz esta receita testando e desmanchando muitas vezes para ficar perfeita. Eu usei agulha número 9.

      Se o seu tapete está envergando, talvez porque o seu fio é mais fino do que o meu, é porque não tem aumentos suficientes de uma carreira para a outra. Na receita, aumenta-se um ponto alto entre cada 2 alças de correntes de uma carreira para a outra. Será que você fez isso?

      Se você fez e está envergando, faça então um aumento maior: em vez de aumentar 1 ponto, aumentar 2. Tente primeiro fazer assim: entre as 2 primeiras alças fazer aumentar 1 ponto alto como na receita, entre as duas alças seguintes aumentar 2 pontos, entre as que se seguem, novamente aumentar só um ponto e vai alternando...

      Se continuar a envergar, então tem que aumentar 2 pontos entre todas as alças, tá?

      Agora você disse que era iniciante. Acho que este tapete para iniciante é mesmo um pouco complicado até pegar o jeito. Na minha modesta opinião, sugiro escolher um modelo mais simples em redondo e depois passar para este, não sei...
      Porque ficar irritada e nervosa é que não pode, não é? :-)
      Ainda mais se é uma atividade terapêutica! Não pode, pois o crochet é para dar prazer, não é? :-)
      Pense nisso...

      Beijo grande

      Excluir
    2. Bom dia!! Obrigada pela sua atenção, realmente pode ser agulha pois só achei agulha 5.5 e meu trapilho é de 3cm. Vou tentar sempre assim que conseguir fazer alguma peça do seu mostruário posto para vc. Um dia de muita luz para vc e todos os seu.... Bj <3

      Excluir
    3. De nada! :-) Então está combinado! Quero ver e avise-me quando postar, tá?

      Beijos
      Helena

      Excluir
  7. Estou comprando fios de malha, quanto que eu compro para fazer um tapete redondo igual a asse, e qual marca de agulha é melhor ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréia! Tem que comprar um rolo de cada cor, embora não vá gastar o rolo inteiro... A marca de agulha melhor, eu não sei, pois na verdade eu compro a que está disponível. Agora até se encontra mais, mas era muito difícil achar agulhas mais grossas. As últimas que eu comprei foi da Serend e gostei pois têm o cabo maior e não machuca a mão. Este tapete não é muito grande, pois foi uma experiência minha... Se quiser maior, é só continuar seguindo a lógica da receita, tá?
      Se é a primeira vez que você vai trabalhar com fio de malha, não sei se este tapete é a melhor escolha, pois tem que ter uma certa adaptação ao fio mais grosso e à elasticidade da malha, entre outras coisas... Sugiro ler as dicas que eu dou sobre estes fios. Estão na mesma postagem onde dou os endereços de compra: primeira postagem dos "Marcadores em lista" do lado esquerdo da página, depois dos "Marcadores em fotos".

      Beijos
      Helena
      Beijos
      Helena

      Excluir
  8. Olá Helena,

    A minha avaliação:
    Trabalho: nota máxima
    Passo a passo: nota máxima
    Atenção/resposta aos leitores/seguidores/comentaristas: nota máxima

    O tapete está lindo!
    Obrigada pela sua generosidade em partilhar e ensinar. Até posso não vir a conseguir fazer nenhum (por falta de tempo, mesmo) mas, só o facto de vir ao seu cantinho já valeu a pena!

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliana! Caramba, desta vez ganhei o Oscar Liliana ahahah

      Muitíssimo obrigada pela sua avaliação tão positiva :-)

      Acho que já lhe disse, mas não sei bem quem é mais generosa, pois os seus comentários são sempre uma alegria para mim!!!

      ... e quando tiver alguma crítica, pedido ou sugestão não hesite em fazer, pois é a forma de eu poder melhorar as postagens, tá?

      Um beijo bem grande
      Helena

      Excluir
    2. Helena,

      O prémio é merecido.
      Fique descansada, sou muito sincera e crítica e, quando houver necessidade, comentarei nesse sentido.
      Você não sabe no que se meteu... acabou de me dar uma certa... "liberdade"! Quando (tiver tempo!) fizer um destes trabalhos nem imagina a trabalheira que lhe vou dar! Não a vou largar com perguntas. :)

      Ah! Fico feliz que se alegre com os meus comentários. É disso que eu gosto: alegria!

      Beijinhos e continuação de boa semana!
      Liliana

      Excluir
    3. Tá bom, eu aguardo a "trabalheira" :-)
      ... e alegria, alegria!!!

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  9. Hallo Helena einfach traumhaft schön was du da machst schade das ich nicht weiß was es für ein Material ist Goggle ist schlecht mit Übersetzung ganz lieben Gruß so etwas würde ich auch gerne machen Karin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Karin! Thank you very much!!! :-)
      The material is "t-shirt yarn" or "Zpagetti", ok? It's made with the leftovers from textile factories.

      Kisses
      Helena

      Excluir
  10. Gostei muito do seu trabalho. De onde você é? Você vende as peças? Como posso saber o preço?
    aguardo sua resposta. (rmleonel@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Quanto de retalho usaria neste modelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agnes! Não me lembro mais, mas como são 3 cores, e novelo de cada cor certamente que dá e sobra para fazer o tapete. Bom, também tudo depende do tamanho, claro!
      Um abraço/Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...