O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 26 de julho de 2015

Bolsa Borboleta em Trapilho

Uma bolsa de fundo cinza, com uma borboleta e detalhes em azul. 
Gosto de Borboletas :-)



A bolsa foi tecida em ponto baixo centrado e a borboleta faz-se usando-se a técnica do fio conduzido, mais conhecida como "tapestry". Nesta técnica, 2 ou mais fios, conforme o número de cores utilizadas, caminham juntos por dentro dos pontos e tece-se com uma cor enquanto as outras ficam à espera da sua vez, escondidas dentro dos pontos. É só escolher o motivo...




Gosto muito do ponto baixo centrado, pois ele quase parece tricot e é muito simples de fazer: para fazer o ponto baixo, em vez de se introduzir a agulha nas alças dos pontos como habitualmente, introduz-se entre as "pernas" do "V" formado pelos pontos baixos.




Para os gráficos/explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


 Gráficos
Usei agulha de 10 mm. Começa-se a bolsa pela base oval em ponto baixo e, depois, segue-se subindo. A primeira volta é em ponto baixo normal, pegando somente na alça de trás dos pontos da última volta da base. Depois, o resto da peça é em ponto baixo centrado, utilizando-se a técnica de tapestry para fazer a borboleta. No desenho da borboleta abaixo, cada quadradinho equivale a 1 ponto.

Abaixo, a parte superior da bolsa, sendo que a carreira de pontos baixíssimos é feita no final, entre as 2 carreiras de pontos baixos centrados, como se vê no gráfico

Abaixo, um desenho que mostra a técnica tapestry (fio conduzido). Também, na Internet, tem montes de sites ensinando, assim como no YouTube. Basta procurar por "tapestry" ;-)

Para fazer o botão da bolsa é muito simples: faz-se um anel mágico, depois enche-se o anel de pontos baixos e puxa-se bem o fio do anel até desaparecer o orifício central. Só isso! Quanto mais pontos baixos se fizer no anel, maior e mais alto será o botão.

7 comentários:

  1. Oi Helena ficou linda a bolsa e borboleta anexa,parabéns.Amiga meus tapetes são de barbantes e lavo no tanquinho,depois coloco para centrifugar na máquina de roupas. Esses feitos com trapilho podem ser lavados assim também? Beijo.Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Valéria, sempre me prestigiando!! Muito obrigada :-) Certamente que podem, embora eu os lave diretamente na máquina, sem passar pelo tanquinho. Estes fios são bem mais fortes que o barbante e são de malha, então... Beijo grande/helena

      Excluir
  2. Helena, a bolsa ficou linda, a cor também, beijo amiga

    ResponderExcluir
  3. Le sac est trèèèès beau bonne soiree Marie-Claire

    ResponderExcluir
  4. łał ale świetna - wspaniale wygląda z tym motylkiem :)
    pozdrawiam

    ResponderExcluir
  5. un diseño precioso, gracias por compartir.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!!!
    Estou fazendo um tapete em malha com cores claras e escuras e estou com uma duvida.
    Quando for lavar, pode mancha? Soltará tinta por ser malha?
    Obrigada e muito lindo seu trabalho.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...