O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 6 de outubro de 2012

Abajur Púrpura de Trapilhos

Um abajur velho e já sem graça ganhou uma cobertura para a cúpula e para a base, em trapilho púrpura. Nunca tinha feito e adorei fazer! Não sei o que vocês pensam, mas acho que ficou uma gracinha. Uma nova vida para este pobre abajur!


Abaixo, vocês verão o estado em que ele estava: a base de madeira toda manchada e a parte de ferro toda enferrujada. A armação da cúpula preta estava boa, mas o pano estava muito surrado e, até, começando a rasgar-se no topo. O pé de ferro preto estava bom e a fiação funcionava perfeitamente.



Claro que a peça era passível de conserto, com uma boa lixa, tinta e uma boa dose de paciência. A cúpula iria para o lixo e comprava-se uma nova. Bom, não foi necessário, pois a tranformação foi feita com um pouco de imaginação, um pouco de trapilho e uma agulha de crochet! Foi um bom negócio, não? E do velho fez-se o novo...



Não segui nenhuma receita: comecei com um anel mágico e alarguei-o na medida do círculo do topo da cúpula. Aí, fiz uma carreira de pontos altos e, em seguida, fui trabalhando em ponto leque, aumentando os leques devido ao formato da cúpula.: 4 carreiras de 1 p.a.- 1 corr.- 1p.a., sendo que na 4º dei 2 correntes de intervalo, depois mais 2 carreiras de 2 p.a. -2 corr.- 2p.a. e as duas últimas de 3 p.a. -2 corr.- 3p.a. É claro que estes pontos variam conforme o formato da cúpula: é só ir fazendo e testando sobre a cúpula... 

O forro para a base, também começa pelo anel mágico e depois são 3 carreiras de pontos altos, sendo que a última que cobre a altura da base é tecida na alça de trás do ponto da carreira anterior, para dar o caimento. Não cortei o fio do anel mágico, pois, quando precisar lavar, posso abrir um pouco para sair por cima e depois, quando colocar de novo, torno a apertar. Simples e prático!

Um bom final de semana para vocês! 
  
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

2 comentários:

  1. Seu abajur ficou muito lindo. Parabéns. Seus trabalhos com fio de malhar diferentes. Onde encontrar fio de malha? Achei muito interessante o efeito dos trabalhos.Um grande abraço e continue postando essas maravilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arli! Muitíssimo obrigada :)
      No Brasil, eu compro via Internet, pois não acho na minha cidade. Veja aqui nesta postagem onde eu compro (copiar e colar este link na barra de endereços do seu navegador);
      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Beijão
      Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...