O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Tapete/Manta da Vovó em Trapilho

Um tapete ou uma manta em trapilho para colocar no pé da cama ou sobre um sofá...
Mil e uma possibilidades de cores!





Eu utilizei fio de malha de 4 cores nos quadrados centrais, repetidas nas carreiras à volta deles. Se se quiser um tamanho mais comprido, é só acrescentar mais 1 ou 2 quadrados, claro!





Para o gráfico e receita, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico

Utilizei agulha de 9 mm e a peça é toda trabalhada em pontos altos, como indica o gráfico.
Primeiro fazem-se os quadrados e depois unem-se com uns pontos e agulha de tapeceiro. A união também pode ser feita em crochet e isso vai do gosto de cada um. Em seguida, fazem-se as carreiras a toda a volta dos quadrados unidos e termina-se com um biquinho.


Para quem tem dificuldade em "ler" gráficos, aqui vai a receita:

Volta 1: sobre um anel mágico fazer 8 pontos altos separados por 1 corrente;
Volta 2: 3 pontos altos separados por 1 corrente, em cada intervalo de 1 corrente da volta anterior;
Volta 3: 1 grupos de 3 pontos altos num intervalo de 1 corrente da volta anterior e, depois, para fazer o canto do quadrado são 3 pontos altos - 2 correntes - 3 pontos altos. Repetir até completar o quadrado;
Volta 4: repetir a volta 3, mas agora serão 2 grupos de 3 pontos altos nos intervalos de 1 corrente da volta 3 e repetir os cantos dessa volta.

Depois é unir os quadrados e trabalhar a toda a volta com grupos de 3 pontos altos nos intervalos de corrente da volta anterior e repetir os pontos nos cantos: 3 pontos altos - 2 correntes - 3 pontos altos.

Para o biquinho, levantar 3 correntes e fazer mais 2 pontos altos e prender no espaço seguinte com 1 ponto baixo. Repetir até completar a volta.

9 comentários:

  1. Adorei as cores nesse esquema sempre de belo efeito!!!
    Páscoa bem docinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho :-)
      Espero que a sua tenha sido bem docinha também.
      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  2. Helena, seus trabalhos são maravilhosos, quanto mais eu vejo mais me encanto.
    As cores deste tapete estão deslumbrantes. Gostei muito. Tenho poucos trabalhos feitos em trapilho, e vendo suas postagens fico com vontade de me aventurar mais com esta técnica.
    Parabéns, e obrigada por ter visitado meu blog, fiquei muito feliz.
    bjs
    http://andreacroches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrea! Como você é gentil comigo! Muito obrigada.
      É um prazer visitar o seu lindo blog :-)
      Sim, é sempre bom aventurar-se mais um pouco...

      Beijos
      Helena

      Excluir
  3. Ah Roberta, que lindo! Muito obrigada :-)
    Um feliz Páscoa para você também

    Beijo grande
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Sem querer encontrei o seu blog e me apaixonei por seus trabalhos. Não sei crochetar,e você além de talentosa tem bom gosto! Inclusive compraria um tapete seu,com certeza!

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...