O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Tapete "Escada" em Trapilho

Um tapete, tipo passadeira em trapilho, que ganhou o nome de "escada", pois o crochet é feito como que subindo os degraus de uma escada.




Com fio de malha de muitas, muitas cores, esta peça foi sendo construída, degrau por degrau...




Para mim é sempre um prazer trabalhar com muitas cores, embora às vezes, devo confessar, fique meio confusa e atrapalhada :-)




Embora possa parecer, este tapete não é nada complicado de se tecer, como pode ser visto no Passo a Passo que eu fiz na última colagem de fotos.



Abaixo, a colagem de fotos do Passo a Passo. Espero que esteja bem claro!

Clique também em "Gráficos aqui" ao final da postagem, para ver o esquema de retângulos coloridos que eu fiz para melhor compreensão da construção da peça e as explicações adicionais.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


 Esquema da construção do tapete


Explicações adicionais: Pode-se fazer da largura que se quiser, é só acrescentar degraus à base. Nesta peça, eu fiz 7. Na foto acima, pode-se ver o retângulo inicial da peça, do lado esquerdo em fio marrom... 

Eu fiz os pontos altos pegando só na alça de trás dos pontos da carreira anterior.

Quando for atingida a largura pretendida, deve-se parar de acrescentar degraus na base e começa-se, então, a subir no comprimento/altura do tapete. Nesta fase, como se pode observar pelas fotos/esquema, passam-se a fazer carreiras inteiras de degraus da mesma cor (a primeira está em vermelho no esquema acima), mudando de cor somente de uma carreira para a outra, pois a largura inicial já foi definida anteriormente.

Quando se atingir o comprimento/altura desejada, vamos, então, preencher os desníveis que ficam, para ficar reto: se a última carreira feita completa tem 7 degraus como no meu tapete (em azul, na parte de cima do esquema), a seguinte terá 6, depois a outra terá 5, depois 4, depois 3, depois 2 e, finalmente, 1, que será como se começou, com 1 degrau, certo? Aí, você obterá a forma retangular completa.

Terminei, fazendo uma carreira de pontos baixos em volta de toda a peça (em preto), e uma carreira de ponto caranguejo em vermelho (ponto baixo feito para trás, portanto da esquerda para a direita), para dar o acabamento final.

Bons Trapilhos :-)
Helena

39 comentários:

  1. PERFEITO HELENA,SUPER COLORIDO,ADOREI.BOA SEMANA.BEIJO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Valéria! Sempre presente aqui me incentivando. Adoro!!!!

      Beijinho gordo :-)
      Helena

      Excluir
    2. Helena! Seus trabalhos são maravilhosos. Estou tentando seguir este aqui!

      Excluir
  2. Que PAP maravihoso Helena (minha chará) muito obrigada por postar eu sei como e trabalhoso fazer um passo a passo! BJOS!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei maravilhada! Lindo demais! Agradeço também pelo pap! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Adelaide! Que bom que gostou do PAP :-)

      Beijos
      Hlena

      Excluir
    2. Helena, por favor, pode dizer onde você compra os fios de malha? Obrigada! Bjs

      Excluir
    3. Oi, de novo :-)
      Eu compro por Internet. Veja aqui nesta postagem do meu blog as informações: é a primeira postagem nos marcadores em lista, do lado esquerdo da página, depois dos marcadores em fotos, "Onde comprar fio de malha..."

      O link é este: http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Beijo
      Helena

      Excluir
    4. Muito obrigada, querida! Você é uma lindeza de pessoa! Beijos

      Excluir
  4. Lindo este tapete!!! Ainda não tinha visto este modelo... mas adorei e ja copiei as dicas e o passo a passo...

    ResponderExcluir
  5. Lindo!!!!

    ...Passando pra deixar um beijo.....

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena (de novo, hoje estou por cá, a por a escrita em dia),

    Adorei o tapete!
    Quanto ao passo a passo (já sei o que está a pensar: lá vem a atrapalhada com as explicações. Vai dizer que não percebeu nada...!)
    Engana-se! Não sei ler gráficos, atrapalho-me todas com explicações escritas mas... no olhómetro safo-me bem! ;)
    Para mim está muito bem explicadinho. Obrigada.

    Beijinhos e boa madrugada (para mim)!
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Liliana! Não sei bem se você é atrapalhada com as explicações ou eu atrapalhada para dar as explicações :-)

      Eu não gosto muito de receitas, prefiro os gráficos, pois são muito práticos e uma linguagem universal. Digamos que é o "esperanto" do crochet, só que um "esperanto" que deu certo.
      Quando o gráfico é muito complicado de fazer, então recorro à receita...

      Neste caso, este ponto é muito "visual" e muito compreensível com o passo a passo. Tem outros que não se prestam tanto a isso. Ainda bem que achou bem explicadinho :-)

      Beijo grande
      Helena

      Excluir
    2. FICO FELIZ COM PESSOAS ASSIM COMO VC.NÃO RETEM E SIM DIVIDE COM AS PESSOAS.PARABÉNS QUERIDA

      Excluir
    3. Obrigada, mas imagino que cada um terá os seus motivos para compartilhar ou não... :-)

      Beijo
      Helena

      Excluir
  7. Nossa que coisa linda! !
    Amei a maneira que vc fez, muito bom.
    Parabéns!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso seu trabalho!! Vou tentar fazer alguns deles. Tenho tantos trapilhos em casa. Bjs Deus o abençoe... Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra! Faça, faça e depois mande-me as fotos para para a minha FanPage do Face para eu poder ver, tá? https://www.facebook.com/EuTambemCrocheto

      Beijo grande
      Helena

      Excluir
  9. Belíssimos seus trabalhos e este tapete em degraus, ficou maravilhoso, Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena, estou impressionada e encantada com seu trabalho. Não conhecia ainda este material, nem sua versatilidade. Obrigada por compartilhar. Deus te abençoe e bons crochês.
    Maria Elisabete
    Blog: http: entrelinhasearte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Elisabete! Muito obrigada pelo carinho :-)
      Que tal experimentar?

      Beijão
      Helena

      Excluir
  11. Quero agradecer a tds as meninas lindas que muito estão ajudando com o crochê, fazendo bicos e barrados lindos. Queridas mestras agradeço de coração .Quando terminar posto as fotos e espero que aprovem meu trabalho, de iniciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kuka! Não creio que este comentário seja dirigido a mim, pois não faço bicos e nem barrados...
      Acho que você se enganou :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir
  12. Amei,só gostaria de saber onde encontra este tipo de fio para fazer este lindo tapete em degraus,porque trapilhos
    beijosss
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana, fico contente que tenha gostado :-)

      Eu compro o trapilho, cujo significado é "trapo pequeno", por Internet . No Brasil usa-se mais o termo "fio de malha". Copie e cole na barra de endereços do seu navegador este link de uma postagem aqui do blog e que tem as informações sobre os lugares onde compro e algumas dicas sobre este fios:

      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Beijos
      Helena

      Excluir
  13. Parabéns pelo seu trabalho, estou encantada com tudo, tb gosto muito de fazer tapetes com trapilhos, adorei esse de escada colorido. Lindo!!!!!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Este é maravilhoso, não que os outros não sejam, mas decidi, vou tentar fazer.
    Obrigada por partilhar tanta coisa linda!
    BJUS

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena, agradeço por compartilhar o tapete em escada, ainda não conhecia, amei o PAP, aliás todos os trabalhos que publica são muito lindos, obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  16. parabéns Helena muito lindos os trabalhos abraço Joselia feitosa

    ResponderExcluir
  17. Lindo seus trabalhos,adorei.
    Parabéns,sucesso para você.

    ResponderExcluir
  18. Cik vienkārši! :))
    Paldies, Helēna, par skaidrojumu!

    ResponderExcluir
  19. Olá Helena, achei lindo seus trabalhos. Tentei fazer mais não dei conta, queria saber como vc fez as emendas das cores? Eu tentei com ponto baixíssimo mais não ficou bonito. Obrigada. Manuela.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...