O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tapete Retangular em Trapilho: "Cores e Formas Paisley"

Uma incursão no mundo dos Paisleys, um mundo talvez estranho para muitos, mas adorável para mim. Paisley é um motivo com formas curvas como gotas, de origem persa e indiana. Não achei tradução direta em português, mas assemelha-se a uma lágrima retorcida em forma de rim, muito usada em têxteis e papéis de parede. Adoro este motivo e lembro-me, ainda, de um vestido que eu gostava muito na minha adolescência, todo em estampado miúdo, com estas forma bem coloridas. Era lindo!



Não sei se por nostalgia, o certo é que procurei na Internet e achei 2 fotos deste motivo feito em Crochet, que me inspiraram e me levaram a tecer vários. Bom, depois não sabia bem o que fazer com eles, até que os apliquei sobre uma base toda em pontos baixos e 2 carreiras finais de pontos altos. Aí, delimitei os motivos com essa carreira vermelha de pontos baixíssimos, entre as 2 carreiras de pontos altos. Em seguida fiz a borda bem colorida, começando com uma carreira de pontos baixos em azul, depois 3 carreiras de alças (1p.b.-3 corr.-1p.baixo) cada uma na sua cor e, finalmente, uma carreira de ponto picot em vermelho, igual ao acabamento das formas.
 


Não sei bem se a aplicação dos motivos sobre uma trama de crochet tão fechada, foi uma boa solução para os meus Paisleys, mas foi a que encontrei na ocasião. Riscos das minhas experimentações...

Na minha modesta opinião, esta peça tem a virtude de ser bastante inusitada ou inesperada. Por outro lado, acho que ela ficou muito alegre e com um ar bem praiano. Mas, aqui no blog, são vocês que têm que achar isto ou aquilo, e não eu, não é verdade? :-) 


 

Assim, não tenho receita ou gráfico das formas, pois cada uma é um pouco (ou muito!) diferente da outra, apenas olhei as fotos e fui tecendo... Entretanto, em "Gráfico(s) aqui", ao final da postagem, coloquei as fotos que me inspiraram. Quem sabe não inspiram vocês também?




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Aqui, o link das 2 fotos da forma Paisley em crochet que aparecem na foto abaixo.


20 comentários:

  1. Olá Helena, em português chama-se cornucópias. Ficou muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinis! Você gostou? Que bom, pois sei que é um trabalho talvez meio estranho para muitos, mas eu gosto de experimentar...Você diz que é "conucópias" em português. Realmente tem o formato semelhante ao das cornucópias, mas é que para mim, a origem do termo cornucópias é mais associada a "chifre", como na minha "Mandala de Cornucópias em espiral". É que tenho um pouco de dificuldade em associar estas formas do tapete a chifres :-), pois o "paisley" costuma ser mais associado a "gota". Não sei se você concorda comigo, mas de qualquer forma, muito obrigada pela dica. Adorei você ter feito o comentário. Obrigada. Deixei um comentário lá no seu blog. Um abraço
      Helena

      Excluir
  2. Talvez não sejam a mesma coisa, só que eu adoro esse desenho e fui ensinado a chamar cornucópias. O que importa é que ficou bonito o trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, você tem toda a razão! Cornucópias ou não, que importância tem isso? :-) Mais uma vez, obrigada!
      Helena

      Excluir
  3. Et voici des Paisley ! Au trapilho, rien ne te résiste ...
    Ils sont magnifiques. Bravo !

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho...será que dá para misturar barbante com este material tbém? Aonde você compra esses trapilhos em malha? são peças grandes? Você recorta em tiras? Que espessura? Ufa....bastante dúvidas...desculpe, mas sou uma atenta curiosa no artesanato. Obrigada e bjus...Andréa Corrêa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada! Eu ainda não misturei, mas estou com essa ideia já há algum tempo. Acho que vai dar para misturar, sim! :-) Sim, geralmente são peças grandes.Funciona mais ou menos assim: uma receita de uma boa toalhinha, pode dar um tapete pequeno ou um grande com mais algumas voltas, receita de porta copos dará uma toalhinha e assim por diante...Não, não corto as tiras. Compro os rolos já prontos como os de barbante. Olha, para saber onde eu compro e as diversas características destes fios eu tenho um post que explica isso tudo e tem fotos dos fios. É só clicar no primeiro post do lado esquerdo do blog nos marcadores em lista; "Onde comprar fio de malha e muias outras dicas". Espero que este post tire todas as suas dúvidas. Se ficar ainda alguma, pode perguntar à vontade, tá?
      Bjs
      Helena

      Excluir
  5. Obrigada Helena pela tua disponibilidade, vou olhar atenta sua dica, pois se trata de um trabalho lindo e diferente. Nós aqui no Rio Grande do Sul acho que ainda não temos. Obrigadinha de novo, um bju guria!!!!
    Até breve.
    Andréa Corrêa.

    ResponderExcluir
  6. Me encantaron todos tus trabajos son hermosos, he hecho bolsas con trapillo, pero donde vivo no lo venden en las tiendas, asi que yo lo elaboro con camisetas de algodón, gracias por compartir , un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Me equivoque y puse anónimo mi comentario lo siento no supe cuál opción elegir, conecte a tu pág. por medio de facebook, Mi nombre es Silvia Ines Mizquez Campa y soy de México.

    ResponderExcluir
  8. são cornucópias sim, não tem nada com chifres, a sua origem são as ânforas onde se guardavam os alimentos na antiguidade. Por isso as cornucópias são simbolos de abundância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei a origem do termo "cornucópia" e até escrevi sobre isso na minha mandala de cornucópias em espiral ;-) O que eu quis dizer é que associo mais a forma dos "paisley" a gotas e não a chifres, que é a forma com que se parecem as cornucópias tridimensionais e isso é totalmente independente do significado do termo. Como as formas "paisley" são bidimensionais elas, para mim, se parecem mais com gotas...

      Helena

      Excluir
  9. está muito bonito e adoro as cores

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...