O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 11 de outubro de 2014

Cesto Trançado em Trapilho

A proposta de hoje é um cesto com "tranças" multicoloridas ao longo da lateral. No ano passado fiz um tapete redondo com este tipo de trançado e, por acaso, olhando uma foto desse tapete veio-me a ideia de de tentar fazer um cesto utilizando a mesma técnica. Pois bem, aqui está ele!




Ficou muito alegre pelas cores utilizadas e meio rombudo, tipo um pequeno barril,  por conta da tranças. Para uma peça mais discreta, creio que ficaria muito bem com um colorido em dégradé.




Para os gráficos, explicações e passo a passo de como fazer as tranças, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Gráficos/Explicações/Passo a Passo

1) Base do cesto: começa-se pela base do cesto fazendo 4 carreiras de pontos altos sobre um anel mágico, como indica o gráfico abaixo:
  
2) Lateral: começa-se a subir a primeira carreira de pontos altos da lateral, pegando somente na alças de "dentro" da última carreira da base, como mostra a figura abaixo e, também, pode ser observado numa foto em close da colagem mais acima. Depois é seguir o gráfico, fazendo uma sucessão de pontos altos e essas alças de corrente a toda a volta da base, subindo as carreiras até a altura desejada. São essas alças de corrente enfileiradas que depois serão trançadas.
 


3) Trançar: quando chegar à altura desejada, corta-se e arremata-se a ponta do fio. Em seguida trançam-se todas as alças de correntes enfileiradas, conforme o passo a passo abaixo. Muito fácil e divertido. Na verdade, eu não resisti e já fui trançando à medida em que "subia" o cesto para ver como ficava ;-). Nesse passo a passo as cores estão diferentes porque referem-se a outro trabalho que comecei a fazer em seguida...


4) Borda e alças: depois de todas as fileiras trançadas, faz-se uma carreira de pontos baixos, prendendo ao mesmo tempo a última alça de corrente que sobra (observar a foto e o gráfico abaixo). Aí, parte-se para fazer as alças. Eu teci uma carreira de pontos baixíssimo (laçadas), representados pelas bolinha verdes, seguidas das correntes, em lados opostos do cesto (as alças). Finalmente, segue-se uma última carreira também de pontos baixíssimos, inclusive sobre cada corrente das alças. Em ambas as carreiras, pega-se somente na alça de dentro dos pontos da carreira anterior.


Bom trabalho! :-)
Helena

3 comentários:

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...